Poucos dias após o lançamento nacional, o Volkswagen Tera já passa a figurar como uma opção interessante para quem deseja um SUV compacto com isenção fiscal. A VW confirmou a liberação do Tera para PCD, o que inclui isenção de IPI e um bônus de 10% da montadora em todas as versões.
Com essa inclusão, a Volkswagen ainda mais forte entre os carros do segmento PCD. Agora, o Tera se destaca como um dos SUVs compactos mais completos do mercado, especialmente por estar na faixa de preço abaixo de R$ 130 mil com os benefícios.
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A liberação não se restringe à versão de entrada. Desde a configuração com motor aspirado 1.0 MPI e câmbio manual até a série especial Outfit The Town Edition Black com pacote ADAS e transmissão automática, todas estão elegíveis para o público PCD. Os preços variam entre R$ 90 mil e R$ 125 mil, dependendo da versão.
Mesmo a versão inicial já vem bem equipada. Itens como ar-condicionado, direção elétrica, seis airbags, controle de estabilidade, assistência de partida em rampa, frenagem autônoma de emergência e sensores de estacionamento são oferecidos de série. Você encontra a central multimídia VW Play, com sua tela de 10,1 polegadas, desde as versões mais simples do carro.
Estrutura moderna, motorizações conhecidas
O Tera utiliza a plataforma MQB-A0, a mesma de modelos como Polo e Virtus. Ele é fabricado em Taubaté (SP) e aposta em proporções equilibradas para o uso diário. Mede 4,15 metros de comprimento e tem 2,56 metros de entre-eixos. A largura é de 1,77 metro e a altura de 1,50 metro. O porta-malas entrega 350 litros no padrão VDA, ficando acima da média do segmento.
Em relação ao conjunto mecânico, há duas opções. A primeira é o motor 1.0 MPI aspirado, que rende até 84 cavalos com etanol e vem sempre com câmbio manual de cinco marchas. A segunda é o 1.0 TSI turbo, que entrega até 116 cavalos e 16,8 kgfm, podendo ser acoplado ao câmbio manual ou automático de seis velocidades. A configuração turbo representa a maior parte das vendas nas versões Comfort, High e na série especial.
Preços com isenção e bônus
Com a isenção de IPI e o bônus de 10% da montadora, o Tera fica com um preço bem interessante para pessoas com deficiência. Veja abaixo os preços normais e os valores com os descontos aplicados:
Versão | Preço Público | Preço PCD |
---|---|---|
1.0 MPI MT | R$ 103.990 | R$ 90.233,35 |
1.0 TSI MT | R$ 116.990 | R$ 101.502,36 |
Comfort 1.0 TSI AT | R$ 126.990 | R$ 110.178,52 |
High 1.0 TSI AT | R$ 139.990 | R$ 121.457,53 |
Outfit The Town + ADAS | R$ 145.129 | R$ 125.916,20 |
Os preços variam de acordo com a lei. Para comprar com isenção, você precisa apresentar os documentos pedidos pela Receita Federal e pelos Detrans estaduais.
Itens de fábrica desde a versão básica
Mesmo nas versões de entrada, o VW Tera para PCD não abre mão de itens que muitos concorrentes oferecem apenas nas versões mais caras. Isso inclui seis airbags, faróis e lanternas em LED, painel digital de 8 polegadas, volante multifuncional, e controles de tração e estabilidade. Tem também um sistema que avisa a pressão dos pneus.
Outro diferencial relevante é a central multimídia VW Play que permite conectividade com smartphones, suporte a comandos por voz e atualização de software por Wi-Fi. Por dentro, o acabamento acompanha o novo padrão da marca. Isso quer dizer plásticos de mais qualidade e uma montagem bem precisa.
Concorrência direta e posicionamento
O Tera chega para elevar o nível da disputa com veículos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Hyundai HB20X. Todos eles têm preços próximos quando vendidos com isenção, mas poucos trazem tantos itens de série desde o começo.
Além disso, o Tera oferece bastante flexibilidade de motores e câmbios. Isso permite ao comprador escolher a opção ideal. Diferente do Fiat Pulse, que só tem certas combinações nas versões topo de linha, o que pode restringir a escolha com um orçamento mais justo. A chegada do VW Tera para pessoas com deficiência (PCD) realmente muda o jogo pra quem procura um SUV compacto acessível.
Fotos | VW/Divulgação