A BMW R18 2024 é uma moto que resgata as origens da fabricante alemã, oferecendo um tributo às primeiras motos da marca. Embora a (BMW) seja reconhecida mundialmente por suas Big Trails, como a GS, e por esportivas como a S1000RR, a história das motocicletas BMW começou em (1923 com a apresentação da BMW R32). Inspirada na R32 e na icônica R5, a R18 é uma homenagem ao legado da BMW, incorporando design clássico e tecnologia moderna.
A R18 é uma cruiser projetada para o mercado americano, dominado por marcas como a Harley-Davidson. Apesar das comparações com a concorrente americana, a R18 é um retorno às origens da BMW, categorizada no segmento Heritage, assim como a BMWR 12. O modelo combina (elementos) de design vintage, como a pintura branca no tanque, com inovações que atendem aos padrões atuais.
Design Único
A R18 chama atenção por onde passa, graças ao seu motor boxer exposto, uso abundante de cromados e contrastes com o preto brilhante. Pesando 345 kg, a moto transmite robustez. Elementos como o chassi de berço duplo em aço e o tanque minimalista reforçam a estética clássica. O acabamento é superior, com poucas partes em plástico e muitos componentes metálicos, como a capa do farol, que também é em metal.
Iluminação Moderna
O farol redondo em full LED traz um toque de modernidade, assim como as luzes traseiras multifuncionais, que atuam como piscas e lanternas. As setas são estilosas e possuem cancelamento automático, oferecendo praticidade e segurança.
Painel e Tecnologia
O painel da R18 combina elementos retrô e modernos. O velocímetro analógico é complementado por um display digital que exibe diversas informações, como:
- Modos de pilotagem: Rock (mais potente), Rain (modo chuva) e Roll (modo normal).
- Indicador de marcha engatada.
- Odômetro parcial e total.
- Consumo médio e instantâneo.
- Ajuste de brilho do painel e relógio.
- Função de assistente de frenagem em rampas (HSC).
O detalhe “Since 1923” reforça a conexão histórica da motocicleta com as raízes da BMW.
Conforto e Posição de Pilotagem
O assento bipartido oferece um bom espaço para o piloto, com textura antiderrapante e o logotipo da BMW. Apesar disso, o assento do garupa é pequeno e menos confortável. A posição de pilotagem é centralizada, com pedaleiras do tipo plataforma que exigem que o piloto mantenha as pernas abertas devido ao motor boxer. Essa configuração pode ser desconfortável para pessoas com pernas longas, mas o guidão proporciona uma posição relaxada e boa manobrabilidade.
Motor e Performance
O motor boxer bicilíndrico de 1.802 cm³ é o destaque da R18 2024, gerando 92 cv a 4.750 rpm e torque máximo de 15,8 kgf.m a 3.000 rpm. Refrigerado a líquido, o motor impressiona pelo design com acabamentos em alumínio polido. A transmissão é de seis marchas, com embreagem hidráulica e transmissão final por eixo cardã.
Modos de Pilotagem:
- Rock: Modo mais potente, ideal para a estrada.
- Rain: Focado em segurança, com respostas mais suaves.
- Roll: O modo padrão, adequado para o uso urbano.
A moto também possui marcha à ré, ativada por uma alavanca cromada, facilitando manobras para um modelo desse porte.
Suspensão e Frenagem
A suspensão dianteira é composta por um garfo telescópico com curso de 120 mm, enquanto a traseira utiliza um braço oscilante em aço com amortecedor central, simulando o visual de uma hard tail. O sistema oferece conforto e estabilidade.
Nos freios, a R18 2024 é equipada com:
- Disco duplo dianteiro de 300 mm com pinças de quatro pistões.
- Disco único traseiro de 300 mm com pinça de quatro pistões.
O sistema ABS inclui tecnologia de curva, garantindo maior segurança em diferentes condições.
Considerações Finais sobre a BMW R18 2024
Na cidade, a BMW R18 2024 exige atenção (devido ao tamanho do motor) que ultrapassa largura do guidão; mas ainda é possível rodar no trânsito com cuidado. Apesar do calor gerado pelo motor (em dias quentes), a refrigeração é eficiente. O piloto não sofre desconforto extremo, porque este sistema funciona bem. No entanto, é importante estar sempre atento.
Na estrada, o modo “Rock” proporciona uma experiência mais potente e divertida. No entanto, a falta de proteção contra o vento, comum em motos cruiser, pode ser cansativa em altas velocidades. A vibração em rotações elevadas é perceptível, mas não chega a comprometer o conforto.
Ficha Técnica e Preço
- Versões: A partir de R$ 154.900,00.
- Motor: Monocilíndrico de 4 tempos 2V.
- Refrigeração: Líquida.
- Diâmetro x Curso: 107,1 x 100 mm.
- Cilindrada: 1.802 cc.
- Potência: 92 cv a 4.750 rpm.
- Torque: 15,8 kgf.m a 3.000 rpm.
- Sistema de injeção eletrônica: Gerenciamento eletrônico do motor BMS-K + com corte de combustível em sobrecarga e ignição de vela dupla.
- Transmissão: 6 velocidades.
- Quadro: Duplo berço em aço com tirantes de sustentação parafusados.
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico.
- Suspensão traseira: Braço oscilante em aço com amortecedor central.
- Curso da suspensão dianteira/traseira: 120 mm / 90 mm.
- Distância entre eixos: 1.731 mm.
- Rodas: Raiadas.
- Roda dianteira: 3,5″ x 19″ 120/70 R 19.
- Roda traseira: 5,0″ x 16″ 180/65 B16.
- Freio dianteiro: Dois discos, diâmetro de 300 mm, pinça fixa de quatro pistões.
- Freio traseiro: Disco simples, diâmetro de 300 mm, pinça fixa de quatro pistões.
- Comprimento: 2.440 mm.
- Largura: 964 mm.
- Altura: 1.080 mm.
- Altura do banco: 691 mm.
- Peso: 345 kg.
- Tanque de combustível: 16 litros (4L reserva).