A Nissan Frontier Pro-4X é a variante com apelo off-road da linha da picape japonesa. Posicionada no topo do portfólio, ela se destaca pelo visual robusto, conjunto mecânico equilibrado e equipamentos voltados para o conforto e versatilidade. Mas, em um segmento cada vez mais competitivo, ela ainda entrega o que promete?
A identidade visual da Pro-4X aposta em um estilo mais agressivo e aventureiro. Os detalhes em preto fosco e cinza escuro estão por toda a carroceria, incluindo grade, para-choques e rodas. Os logotipos vermelhos da Nissan dão um toque exclusivo, reforçando a proposta off-road.
Ela também conta com ganchos de reboque, rodas de 17 polegadas com pneus All-Terrain e bloqueio do diferencial traseiro, itens que ampliam sua capacidade em terrenos acidentados. O conjunto visual se completa com santantônio tubular, capota marítima e protetor de caçamba fornecidos pela fabricante nacional Keko.
A caçamba carrega até 1.030 kg de carga útil e oferece 1.054 litros de capacidade volumétrica, com dimensões que atendem bem tanto o uso urbano quanto aventuras no campo. A tampa traseira é leve e conta com abertura facilitada.
LEIA TAMBÉM:
- Ford Ranger Limited 2026: Preço, Motor V6 e Recursos da Picape Mais Sofisticada da Categoria
- Toyota Hilux Híbrida 48V Chega ao Brasil em 2026 com Tração 4×4 e Mais Economia
Espaço interno e equipamentos
Por dentro, a Pro-4X mistura robustez e conforto. Os bancos revestidos em couro têm a inscrição “Pro-4X” nos encostos dianteiros e o assento do motorista conta com ajuste elétrico de oito posições.
O modelo vem equipado com teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras, câmera de ré com sensores, partida sem chave e entradas USB-A e USB-C. O painel traz tela central digital de sete polegadas no quadro de instrumentos e central multimídia de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Apesar do bom pacote, alguns itens já mostram defasagem frente à concorrência. A coluna de direção tem ajuste apenas de altura e o comando de vidros automáticos só funciona para o motorista. A qualidade dos plásticos também poderia ser melhor.
Desempenho e comportamento dinâmico
A Frontier Pro-4X traz um motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de sete marchas. O desempenho é honesto: ela acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. Não empolga como rivais mais potentes, mas entrega suavidade e boas retomadas.
O consumo segundo o Inmetro é de 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, médias competitivas para a categoria. O tanque de 73 litros garante boa autonomia.
A direção é hidráulica e transmite boa firmeza em altas velocidades, embora seja um pouco pesada no trânsito urbano. O que mais agrada é o conjunto de suspensão: braços independentes na dianteira e eixo traseiro multilink, que oferecem conforto notável mesmo com a caçamba vazia.
Vocacionada para o off-road
Com altura livre do solo de 25,2 cm, ângulo de ataque de 31,6º e ângulo de saída de 25,7º, a Pro-4X encara trilhas e valetas com tranquilidade. O sistema de tração com modos 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida e o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro garantem bom desempenho fora do asfalto.
Esse conjunto não apenas reforça o apelo visual da versão como também oferece funcionalidade real para quem precisa ou deseja encarar condições severas de terreno.
Posição de mercado e concorrência
Vendida por R$ 315.690, a Frontier Pro-4X briga diretamente com modelos como Ford Ranger XLT 3.0 V6 (R$ 308.600), Chevrolet S10 Z71 (R$ 309.690), Toyota Hilux SRV (R$ 309.590) e Volkswagen Amarok Comfortline 3.0 V6 (R$ 313.990).
Apesar do preço elevado, a picape da Nissan entrega um bom pacote de robustez, confiabilidade e proposta visual diferenciada. Segundo a Fenabrave, entre janeiro e abril, 3.237 unidades foram emplacadas, superando a Fiat Titano, mas ainda distante das líderes de mercado.
Por fim, a Nissan Frontier Pro-4X se destaca pelo design exclusivo, robustez mecânica e conjunto bem calibrado para o uso fora de estrada. No entanto, já sente o peso do tempo em alguns detalhes de acabamento e tecnologia.
Se você busca uma picape confiável, com visual marcante e boa capacidade off-road, a Pro-4X é uma escolha interessante. Mas se o foco é desempenho ou tecnologias de ponta, vale considerar rivais mais atualizadas.