O mercado automotivo brasileiro recebe uma grande novidade com a chegada do renovado Peugeot 2008. Este SUV compacto, produzido na Argentina, traz consigo uma série de atualizações que prometem agitar o segmento. Vamos explorar as principais mudanças e características deste modelo.
Design Exterior: Uma Nova Face para o Peugeot 2008
O Peugeot 2008 chega com um visual completamente renovado. A grade frontal ganhou elementos tridimensionais, lembrando o design do modelo 3008. No centro, destaca-se o novo logotipo da marca.
O para-choque foi redesenhado, apresentando uma nova assinatura luminosa. As luzes diurnas (DRL) agora exibem um formato de três garras verticais, substituindo o estilo anterior conhecido como “Dente de Sabre”.
Na traseira, as mudanças também são evidentes:
- Lanternas horizontais em LED
- Inscrição “T200 Turbo” (similar ao modelo 208)
- Rodas de liga leve de 17 polegadas com design diferenciado
As maçanetas são pintadas na cor da carroceria, enquanto as capas dos retrovisores e as barras de teto recebem um acabamento em preto brilhante.
Dimensões e Espaço Interno
O novo Peugeot 2008 mantém suas proporções compactas, ideais para o uso urbano:
- Comprimento: 4,30 metros
- Largura: 1,77 metros
- Altura: 1,54 metros
- Entre-eixos: 2,61 metros
Uma novidade importante é o aumento do porta-malas, que agora oferece 419 litros de capacidade.
Interior: O Conceito Peugeot i-Cockpit
Ao entrar no veículo, o motorista se depara com o já conhecido conceito Peugeot i-Cockpit. Este design de cabine, que já vendeu mais de 10 milhões de unidades na última década, proporciona uma posição de dirigir baixa e confortável.
Características do i-Cockpit:
- Volante de raio reduzido e achatado nas extremidades
- Painel com acabamento em estilo fibra de carbono
- Elementos cromados nas maçanetas e difusores de ar
O quadro de instrumentos varia conforme a versão:
- 10 polegadas 2D nas versões Active e Allure
- 10 polegadas 3D na versão GT
A central multimídia de 10,3 polegadas garante conectividade e uma interface intuitiva.
Motorização: O Novo T200 Turbo
Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor Turbo 200:
- Potência máxima: 130 cv (etanol) / 125 cv (gasolina)
- Torque máximo: 20,4 kgfm
- Bloco em alumínio
- Turbocompressor com wastegate eletrônica
- Injeção direta de combustível
- Sistema MultiAir III
O motor é acoplado a um câmbio CVT de sete marchas simuladas, permitindo trocas sequenciais por borboletas no volante ou pela alavanca seletora.
Tecnologia e Segurança
O Peugeot 2008 não economiza em itens de tecnologia e segurança:
- Ar-condicionado automático digital
- Acendimento automático dos faróis
- Sensor de chuva
- Freio de estacionamento eletrônico
- Câmera e sensor de estacionamento
- Carregador de smartphone por indução (versões Allure e GT)
- Teto solar (versão GT)
Itens de segurança incluem:
- Freios ABS
- Distribuição eletrônica de frenagem
- Programa eletrônico de estabilidade (ESP)
- Controlador e limitador de velocidade
- ISOFIX para fixação de cadeiras infantis
A versão GT oferece recursos avançados como alerta de ponto cego, alerta de colisão e frenagem automática de emergência.
Versões e Preços
O Peugeot 2008 pode ser encontrado em três diferentes versões:
- Active: R$ 119.990
- Allure: R$ 129.990
- GT: R$ 149.990
Cada versão oferece um conjunto específico de equipamentos, permitindo ao consumidor escolher a que melhor atende suas necessidades e orçamento.
O novo Peugeot 2008 chega ao mercado brasileiro trazendo um conjunto de inovações e melhorias. Com seu design renovado, motorização eficiente e ampla gama de equipamentos, o SUV compacto da Peugeot promete ser uma opção atraente para os consumidores que buscam estilo, tecnologia e desempenho.