A Volkswagen confirmou o lançamento de sua nova picape compacta, a Volkswagen Tarok 2025. Esta informação foi acolhida com alegria pelos brasileiros. A Tarok chega para competir diretamente com a Fiat Toro, trazendo muitas novidades e inovações.
A Volkswagen anunciou, durante uma coletiva, detalhes sobre a Tarok. A picape compacta será produzida no Brasil e representa um investimento significativo da montadora alemã. A Tarok é uma evolução do concept car apresentado em 2018. Ela usará a plataforma MQB Hybrid, uma versão avançada da plataforma MQB A0.
Plataforma e Fabricação
A produção do novo modelo Tarok ocorrerá em São José dos Pinhais. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba admitiu que funcionários participaram da exposição da caminhonete. A unidade de São José dos Pinhais é a maior fábrica da Volkswagen no Brasil.
Plataforma MQB Hybrid
A Tarok será baseada na plataforma MQB Hybrid. Essa é uma evolução da plataforma MQB A0, utilizada no T-Cross e no Virtus. A mudança para a MQB Hybrid visa tornar a produção mais econômica e eficiente.
Design e Visual
O design da Tarok será bastante similar ao do carro conceito. A picape contará com um conjunto ótico dianteiro e traseiro full LED. As rodas serão maiores que as do T-Cross, com até 18 polegadas.
Uma característica interessante é a possível modularidade da caçamba. Esta pode invadir o espaço da cabine para aumentar o volume de carga, uma funcionalidade apresentada no concept car.
Motorização e Economia
A Volkswagen Tarok terá uma motorização híbrida inédita para o Brasil. O motor base será uma evolução do atual 1.4 turbo flex de quatro cilindros, chamado de Evo 2. Este motor promete maior economia de combustível e eficiência.
O motor 1.5 turbo de quatro cilindros virá com tecnologia flex. Ele incluirá desligamento de cilindros e corrente de comando. No exterior, este motor pode vir em várias configurações híbridas, incluindo uma híbrida leve com bateria de 48V e uma híbrida plug-in.
Interior e Equipamentos
O interior da Tarok será similar ao do T-Cross. O objetivo final é ter uma combinação de plástico rígido e couro sintético que sirva para acomodar cinco pessoas. Entre os equipamentos, destacam-se:
- Sistema de som Beats
- Chave presencial
- Painel digital de 10 polegadas
- Carregamento de celulares por indução
- Climatização com comandos touch
- Multimídia VW Play de 10 polegadas
- Conectividade totalmente sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
Segurança e Tecnologias ADAS
A Tarok contará com um pacote completo de segurança ADAS, incluindo:
- Piloto automático adaptativo
- Alerta de colisão
- Leitor de placas
- Alerta de pontos cegos
- Frenagem autônoma de emergência
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Assistente de correção de faixa
- Faróis IQ Light
Lançamento e Preços
A produção da Tarok está confirmada para 2025. A nova geração do Virtus será produzida no primeiro semestre, com a Tarok chegando no segundo semestre. Os preços deverão variar entre 160.000 reais para as versões mais simples e 220.000 reais para as versões híbridas plug-in.
Concorrentes
A Tarok se posicionará acima da Montana, oferecendo maior sofisticação que a Chevrolet Montana. Opções híbridas plug-in estarão disponíveis. Com isso, provavelmente seria mais caro que o Fiat Toro em suas versões mais caras. Além disso a Tarok não terá só a Fiat Toro como principal rival. Ela também poderá competir com outras picapes compactas como a Renault Oroch e a Citroën Jumpy.
A Volkswagen Tarok 2025 promete ser uma das picapes mais promissoras do mercado brasileiro. Com avançada tecnologia e segurança, além de economia de combustível, ela atenderá às expectativas dos consumidores. A chegada da Tarok é aguardada com ansiedade. Promete movimentar o segmento de picapes compactas no Brasil.