Volkswagen Taos 2026: Novo visual e melhorias no pacote de condução semiautônoma
O SUV de tamanh͏o médio agora vem do México e adota um novo visual, mais tecnologia e melhorias no pacote de condução semiautônoma
A Volkswagen͏ ͏revelou o Taos 2026 com mudanças no design, na origem de produção e na parte mecânica. O SUV médio não é ma͏is importado da Argentina, mas vem da fábrica. ͏E͏m Puebla, México, as ve͏ndas com͏eçam em novemb͏ro e marca a͏té ago͏ra não ͏divulgou os preços oficiais.

Leia também: Novidades Volkswagen Jetta GLI 2026
Novo design externo
Na dianteira, o Taos de 2026 adota o mesmo estilo visual de outros SUVs da marca alemã, com linhas mais retas. Os far͏óis continuam com o mesmo formato, mas, agora eles têm um novo arranjo por dentro em forma de “X” e estão ligados por uma barra iluminada na versão topo de linha Highline. A grade frontal ficou mais estreita, enquanto o para-choque uma entrada de ar maior e moldura em formato de trapezoidal.
A traseira também foi redesenhada, a Volkswagen abandonou o design fragmentado das lanternas em favor de elementos mais retos e uma faixa de luz conectando os dois conjuntos. O emblema da VW agora é iluminado em vermelho tornando-se o primeiro modelo vendido no Brasil com esse recurso.
O porta-malas continua sendo um dos maiores da categoria, com capacidade para quase 500 litros. As rodas têm 18 polegadas de diâmetro na versão Comfortline e 19 polegadas na Highline. As cores disponíveis na nova linha incluem Branco Puro, Preto Mystic, Prata Pyrite, Cinza Platinum, Azul Pacífico e Cinza Glacial.

Acabamento interno
No interior, destaca-se a nova central multimídia VW Play com tela flutuante de 10 polegadas. O painel de instrumentos digital Active Info Display, também de 10 polegadas, foi mantido, assim como o acabamento geral. O SUV também ganha ar-condicionado digital dual-zone e carregador de celular por indução.
Leia também:
Em termos de ergonomia, a fabricante atualizou o revestimento interno. Utilizando materiais sintéticos de alta qualidade e costuras contrastantes nos bancos, painel e portas. Já a iluminação ambiente em LED configurável está disponível em seis cores. O volante multifuncional em couro conta com paddle shifters e botões físicos em vez dos controles touchscreen da versão anterior.
Equipamentos de série
Entre os equipamentos de série, eseis airbags, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e freio de estacionamento eletrônico.
Já a versão Highline também oferece assistente de permanência em faixa, Travel Assist, detecção de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
O sistema Travel Assist combina a tecnologia de detecção de faixa com o controle de cruzeiro adaptativo. Essa tecnologia permite que o carro mantenha a faixa automaticamente e evite possíveis conflitos com outros veículos. O banco do motorista pode ser ajustado eletronicamente em ambas as versões.

Motorização e desempenho
Falando sobre o motor, o Taos 2026 tem propulsor 1.4 TSI turbo de 150 cv de potência e torque de 25,5 kgfm. O motor é ligado ao câmbio automático de 8 marchas no lugar da antiga caixa de 6. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, tanto com gasolina quanto com etanol e pode alcançar em sua velocidade máxima até 197 km/h.
O consumo de combustível é de aproximadamente 11,1 km/l na cidade com gasolina e 7,6 km/l com etanol. Na estrada, esses valores aumentam para 13,1 km/l com gasolina e 9,1 km/l com etanol. O carro possui tração dianteira e suspensão traseira multibraço. Já o tanque de combustível tem capacidade para 50 litros.

Dimensões e garantia
O Volkswagen Taos 2026 mede 4.467 mm de comprimento, 1.841 mm de largura e 1.626 mm de altura. Sua distância entre eixos é de 2.680 mm. Já o peso em ordem de marcha é de 1.456 kg.
A expectativa é que os preços fiquem próximos dos atuais, hoje em R$ 206.990 para a versão Comfortline e R$ 231.990 para a Highline. O VW Taos 2026 continua com três anos de garantia, enquanto seus principais rivais oferecem coberturas maiores cinco anos no Jeep Compass e até dez anos no Toyota Corolla Cross.