VW Nivus Highline 2026: Preço, Consumo e Equipamentos do SUV-Cupê Compacto com Estilo Esportivo
O VW Nivus Highline 2026 traz visual renovado, central multimídia avançada e o mesmo motor 1.0 TSI eficiente. Mas é o preço pedido que já ultrapassa os R$ 165 mil, levanta dúvidas na hora da compra.
A frente foi modernizada com para-choque novo e faixa de LED que conecta os faróis, seguindo o padrão dos modelos mais recentes da VW. Já a traseira mantém sua pegada cupê, com lanternas ligadas por uma barra luminosa e detalhes em preto brilhante no pacote Outfit.
Tudo isso reforça o visual esportivo do Nivus, mas sem teto solar nem mudanças profundas. Ainda assim, quem busca estilo encontra nesse SUV cupê um charme próprio entre os compactos.

Espaço e dimensões
Com 4,27 m de comprimento, 1,75 m de largura e entre-eixos de 2,56 m, o Nivus permanece alinhado com o Polo/Taigo. O porta-malas comporta 415 litros, superior a rivais como o Fiat Pulse, por exemplo.
Por outro lado, o espaço traseiro é limitado, adultos encontram perna e cabeça justos, apesar de saídas de ar e entradas USB-C no banco de trás. Ou seja, melhor para jovens ou casais sem filhos e não para quem busca conforto familiar.

Mecânica e consumo
O motor 1.0 TSI de três cilindros, conhecido como 200 TSI, entrega até 128 cv (etanol) e torque de 20,4 kgfm. A transmissão automática de seis marchas combina bem com o conjunto, garantindo 0–100 km/h em cerca de 10 segundos.
Em estrada, o desempenho é satisfatório e o consumo oficial, segundo o Inmetro é de 8,5 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina, na cidade. No uso real, especialmente na cidade, a média pode cair para menos de 6 km/l. Já no rodovia, as médias oficiais se confirmam.
Interior tecnológico
Saiba Mais:
O painel traz cluster digital de 10,25″ e central VW Play Connect de 10,1″, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O acabamento mescla couro sintético nos bancos, detalhes do pacote Outfit e algumas áreas soft-touch.
O ar-condicionado digital, carregador por indução e central intuitiva são pontos positivos. Porém, muitos comandos migraram para a tela, reduzindo botões físicos, o que pode distrair ao dirigir.

Pacote ADAS e conforto
Falando em segurança, o Highline pode receber pacote ADAS como opcional por (R$ 4.160), com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistente de faixa e estacionamento semiautônomo. Essa oferta, embora relevante, aumenta o valor final sem trazer teto solar ou acabamento premium.
Em termos de condução, a suspensão balanceia conforto e estabilidade. Há leve atraso na resposta do acelerador, comum nos modelos TSI nacionais para atender normas e a absorção de impactos é eficiente mesmo no piso ruim. Mas usuários relatam alguns “trancos” nas trocas em baixas rotações.
Dados técnicos: VW Nivus Highline 2026
Item | Especificação |
---|---|
Motor | 1.0 TSI 3 cilindros, 128 cv (Et) / 116 cv (G) |
Torque | 20,4 kgfm a ~2000 rpm |
Câmbio | Automático 6 marchas |
0–100 km/h | ~10 s |
Consumo (Inmetro) | 8,5 km/l (Et) – 12,4 km/l (G) urbana |
Dimensões (CxLxA) | 4,27 x 1,75 x 1,49 m |
Entre-eixos | 2,56 m |
Porta-malas | 415 L |
Pneus | 205/55 R17 |
Peso | ~1.230 kg (abre variedade) |
Preço e será que vale a pena?
O Nivus Highline é uma proposta afinada para quem busca estilo, tecnologia embarcada e boa dinâmica com doses de esportividade e acabamento moderno. Só que isso tem um preço partindo dos R$ 160.790 sem pacote ADAS e Outfit, concorrentes como o Fiat Fastback, Tera High (R$ 139.990) e SUVs maiores entram na mira .
Para quem prioriza performance ou espaço atrás, o Nivus GTS (1.4 TSI, 150 cv) por R$ 174.990 é alternativa mais radical. Já quem busca mais espaço e conforto para família, o T-Cross pode ser escolha mais equilibrada sem contar rivais da Hyundai, Chevrolet e Toyota.
O VW Nivus Highline 2026 é um compacto esportivo bem equipado e visual marcante, ideal para casais jovens que valorizam conectividade e estilo. No entanto, seu preço elevado exige ponderação.