A Royal Enfield acaba de lançar sua mais nova moto, a Shotgun 650. Este modelo promete agitar o mercado de cruisers de médio porte. A nova moto combina estilo retrô com performance moderna, chamando a atenção dos entusiastas.
Uma Cruiser com Personalidade Única
A Shotgun 650 não é apenas mais uma moto no mercado. Ela traz um visual marcante e diferenciado. A Royal Enfield pegou o que havia de melhor na Super Meteor 650 e criou algo novo. O resultado é uma moto que se destaca nas ruas. A postura da moto é o que mais chama atenção. A frente está mais baixa e a traseira mais alta. A Shotgun 650 apresenta um visual agressivo e preparado para a ação. As alterações não são apenas estéticas; elas influenciam diretamente o desempenho da moto nas ruas.
Mudanças Técnicas Importantes
A Royal Enfield fez ajustes significativos na parte técnica da moto. Eles usaram garfos Showa de 43mm na frente, que são 33mm mais curtos que os da Super Meteor. Na traseira, os amortecedores são 20mm mais longos. Essas mudanças alteram bastante a geometria da moto. A distância entre eixos da Shotgun 650 é de 1463mm. O ângulo de rake é de 25,3 graus, mais acentuado que os 27,6 graus da Super Meteor. As rodas também foram alteradas, com 18 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira.
Motor Confiável e Potente
O coração da Shotgun 650 é um motor já conhecido dos fãs da marca. É um bicilíndrico paralelo de 648cc, refrigerado a ar e óleo. Com 46,4 cavalos de potência a 7.250 rpm e 38,6 lb-ft de torque a 5.650 rpm, ele oferece desempenho suficiente para diversão nas ruas e estradas. O motor tem um virabrequim de 270 graus, o que dá um som característico à moto. A potência é praticamente a mesma dos outros modelos 650 da Royal Enfield. Isso mostra que a marca confia neste propulsor robusto e eficiente.
Peso e Maneabilidade
A Shotgun 650 pesa 239kg em ordem de marcha. Isso pode parecer pesado, mas é 2kg mais leve que a Super Meteor. Na prática, a moto não se comporta como uma moto pesada. A distribuição de peso e a geometria ajudam na agilidade. Nas ruas de Los Angeles, onde a moto foi testada, ela se mostrou ágil no trânsito. A posição de pilotagem é confortável, com os controles posicionados de forma intermediária. Isso permite uma postura relaxada, mas ainda assim com bom controle da moto.
Preço e Lançamento no Brasil
A Royal Enfield posicionou a Shotgun 650 de forma competitiva no mercado. O preço inicial é de £6.699, aproximadamente R$ 47 mil para o modelo básico em cinza. As versões em azul e verde custam £6.799 cerca de R$ 48 mil. O topo de linha, em branco, sai por £6.899, aproximadamente R$ 49 mil. Comparando com as rivais, a Shotgun 650 se mostra uma opção atraente. A Benelli 502C custa £5.499, enquanto a Kawasaki Vulcan S parte de £7.299. A Royal Enfield se posiciona entre as duas, oferecendo um bom custo-benefício.
A Royal Enfield Shotgun 650 tem sua chegada ao Brasil confirmada para 2024! Embora a previsão inicial fosse para o final do ano, a moto já se encontra no país e deve estar disponível nas lojas muito em breve, possivelmente dentro dos próximos meses.
Qualidade de Construção
A Royal Enfield tem melhorado muito a qualidade de seus produtos nos últimos anos. A Shotgun 650 segue essa tendência. Os acabamentos são bons, com peças bem montadas e pinturas de qualidade. Os comandos no guidão têm boa ergonomia e parecem duráveis.A marca indiana pode ainda não estar no mesmo nível de algumas marcas premium, mas a diferença está cada vez menor. A Shotgun 650 deve aguentar bem o uso diário, mesmo em condições mais severas.
Comportamento nas Ruas e Estradas
Nos testes realizados em Los Angeles, a Shotgun 650 se saiu muito bem. No trânsito pesado do centro da cidade, ela se mostrou ágil e fácil de pilotar. A embreagem com sistema de deslizamento ajuda nas trocas de marcha frequentes. Nas estradas de montanha, a moto surpreendeu positivamente. Apesar de ser uma cruiser, ela se comporta bem nas curvas. O chassi é estável e transmite confiança ao piloto. As pedaleiras raspam no chão em curvas mais fechadas, mas isso é comum neste tipo de moto.
Freios e Pneus
O sistema de freios da Shotgun 650 usa componentes ByBre, com ABS de dois canais. Na frente, há um disco de 320mm com pinça de dois pistões. Atrás, o disco é de 300mm com pinça de um pistão. O freio traseiro é bastante potente, ótimo para manobras em baixa velocidade. Os pneus originais são da marca Ceat. Eles cumprem bem o papel no uso urbano, mas pilotos mais exigentes podem querer trocá-los por opções mais esportivas. Isso pode melhorar ainda mais o comportamento da moto em curvas.
A Royal Enfield Shotgun 650 é uma grata surpresa no mercado de cruisers médias. Ela oferece um visual marcante, bom desempenho e preço acessível. A moto é fácil de pilotar, tornando-se uma opção interessante tanto para iniciantes quanto para pilotos experientes. Com seu estilo retrô moderno e capacidade de personalização, a Shotgun 650 deve atrair muitos fãs. A Royal Enfield acertou ao criar uma moto versátil, que se sai bem tanto na cidade quanto em passeios de fim de semana. Para quem busca uma cruiser com personalidade e sem gastar muito, a Shotgun 650 é uma excelente opção.
Especificações da Royal Enfield Shotgun 650:
- Capacidade: 648cc
- Layout do motor: Paralelo, 270 graus
- Potência: 47 bhp a 7.250 rpm
- Torque: 38 lb-ft a 5.250 rpm
- Transmissão: 6 marchas
- Suspensão dianteira: Showa USD 43mm
- Suspensão traseira: Amortecedores duplos
- Freio dianteiro: Disco único de 320mm
- Freio traseiro: Disco único de 300mm
- Peso: 239 kg