A Honda apresenta a CB 500 Hornet 2026, uma motocicleta que traz atualizações no visual, na parte eletrônica e na ciclística, sem abrir mão do confiável motor bicilíndrico de 471 cc. Confira tudo o que mudou em relação aos modelos anteriores, os principais recursos e o preço sugerido.
A CB 500 Hornet 2026 adota a filosofia “Digital Dynamism”, inspirada nas irmãs maiores CB 750 e CB 1000 Hornet. O conjunto óptico dianteiro em LED possui formato mais compacto e oferece iluminação mais ampla, melhorando a visibilidade especialmente em curvas. Além disso, a carenagem frontal conta com dutos aerodinâmicos que direcionam o fluxo de ar para o tanque, garantindo maior estabilidade em altas velocidades.
O tanque tem linhas robustas e volume que contrasta com a silhueta mais fina do assento e da rabeta, criando um visual agressivo e moderno. O guidão bicônico reforça a postura streetfighter, favorecendo a condução tanto na cidade quanto em estradas. O banco, posicionado a 789 mm do solo, foi projetado para atender pilotos de diferentes estaturas, garantindo conforto em deslocamentos curtos ou longos.
Os detalhes em acabamento perolizado (preto, vermelho ou branco) realçam o caráter premium da motocicleta. As rodas de cinco raios em “Y” trazem um toque esportivo e estão calçadas com pneus 120/70-ZR17 na dianteira e 160/60-ZR17 na traseira, reforçando o compromisso com a performance e a aderência.
Motorização
O propulsor permanece sendo o consagrado bicilíndrico paralelo DOHC de 471 cc, com refrigeração líquida. Ele entrega 49,6 cv a 8.500 rpm e 4,50 kgfm de torque a 7.000 rpm, combinando bom fôlego em alta rotação e suavidade no uso urbano. A injeção eletrônica PGM-FI garante respostas ágeis, especialmente nas saídas de semáforo e retomadas em baixa e média rotação.
O escapamento com dupla saída reforça o ronco esportivo e confere um toque sonoro mais encorpado ao conjunto. Para facilitar as trocas e evitar travamentos em reduções bruscas, a CB 500 Hornet vem equipada com embreagem assistida e deslizante, oferecendo mais segurança e controle em manobras esportivas.
Uma das grandes novidades é o HSTC (Honda Selectable Torque Control), sistema que monitora a rotação das rodas para evitar perda de aderência na traseira. Em situações de aceleração intensa, o controle intervém na injeção para reduzir suavemente o torque, otimizando a estabilidade. O piloto pode desativar o HSTC quando desejar uma condução mais radical.
Tecnologia
O painel TFT colorido de 5 polegadas, herdado da CB 1000R, permite leitura clara das informações mesmo sob forte incidência de luz solar. Nele, é possível alternar entre diferentes modos de exibição, ajustando o layout de acordo com a preferência do piloto. Além disso, o marcador de temperatura do motor, medidor de combustível, hodômetros parcial e total, e indicador de marcha engatada ficam sempre visíveis.
Para reforçar o caráter esportivo, o conjunto óptico dianteiro em LED foi completamente redesenhado, oferecendo maior distribuição de luz e iluminando melhor as curvas. Já o farol traseiro em LED traz design compacto e moderno, complementando o estilo agressivo da traseira.
Principais diferenciais eletrônicos:
- HSTC (Honda Selectable Torque Control): evita derrapagens em acelerações mais agressivas.
- Painel TFT de 5”: configurável e com alta visibilidade, permite personalização de informações.
- Iluminação full LED: maior eficiência energética e melhor performance em todos os cenários.
Segurança
Na dianteira, a CB 500 Hornet utiliza suspensão invertida Showa SFF-BP de 41 mm, que separa as funções de mola e amortecimento, resultando em maior estabilidade e precisão no guidão. Atrás, o sistema Pro-Link conta com regulagem de pré-carga em cinco níveis, permitindo ajustes conforme a preferência do piloto e o tipo de uso.
O chassi é do tipo diamond em tubos de aço, com o motor atuando como elemento estrutural para aumentar a rigidez e diminuir vibrações. A distância entre-eixos de 1.409 mm e a distribuição de peso 50% na dianteira e 50% na traseira garantem equilíbrio ideal, proporcionando uma condução estável e previsível em retas e curvas.
A frenagem também foi aprimorada. Na dianteira, estão dois discos de 296 mm com pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente, enquanto na traseira há um disco de 240 mm com pinça de pistão único. O sistema de freios é complementado por ABS de dois canais, aumentando a segurança em frenagens bruscas e em pisos escorregadios.
Preço da CB 500 Hornet 2026
A Honda CB 500 Hornet 2026 chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 43.040 (base São Paulo, sem frete ou seguro). O modelo estará disponível nas cores Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado, a partir de junho.
A garantia oferecida é de 3 anos sem limite de quilometragem, incluindo o serviço Honda Assistance em toda a rede de atendimento, válido no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. As revisões devem ser realizadas a cada 6.000 km ou 6 meses, após a primeira manutenção, que ocorre aos 1.000 km ou 6 meses.
Fonte | Honda/Divulgação