BMW R 1300 RT 2026: Versões e recursos da nova touring de alta performance para quem vai pegar a estrada
A nova touring da BMW chega com motor mais potente, eletrônica de ponta e grande chance de vir ao Brasil.
A BMW R 1300 RT 2026 estreia como a touring mais moderna da marca. Com motor renovado, novas tecnologias de assistência e muito conforto, ela é ideal para quem busca longas viagens sem abrir mão da performance.
Motor mais potente e avançado
A nova R 1300 RT traz o motor boxer de 1.300 cm³, o mesmo usado na R 1300 GS, agora com 145 cv a 7.750 rpm e 15,2 kgfm de torque a 6.500 rpm. Esse é o motor mais potente já usado na linha RT.
Apesar dos números não parecerem muito maiores que o antigo 1250, o projeto é totalmente novo. O câmbio foi reposicionado para baixo, o que resultou em um conjunto mais leve e compacto. Além disso, o sistema ShiftCam de válvulas variáveis segue como item de série, melhorando o desempenho em diferentes rotações.
O conjunto oferece acelerações mais vigorosas, trocas mais suaves e consumo mais eficiente, mantendo o DNA touring da linha.
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Chassi e suspensão de nova geração
A estrutura da moto também mudou. O antigo chassi tubular deu lugar a um novo quadro em aço estampado com subquadro em alumínio. Isso garante mais rigidez e redução de peso.
A suspensão dianteira agora usa o sistema Evo Telelever, que combina conforto com melhor feedback na direção. Na traseira, o tradicional Evo Paralever garante estabilidade e tráfego suave mesmo em pisos irregulares.
- Suspensão eletrônica Dynamic ESA de série
- Opção de sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA) com dois modos: esportivo e turismo
Essa combinação torna a pilotagem mais adaptável e precisa, seja para encarar curvas com agilidade ou cruzar estradas com suavidade.
Mais conforto e praticidade para o turismo
Como boa touring, a R 1300 RT foca no conforto. O modelo traz malas laterais de 27 litros, que podem chegar a 33 litros com o sistema Vario. Também estão disponíveis dois top cases, com até 54 litros e encosto aquecido para o garupa.
Outro destaque é a ergonomia. O assento tem várias opções de altura e regulagens, e o novo triângulo ergonômico posiciona o piloto mais à frente, melhorando o controle e conforto em viagens longas.
A moto ainda conta com:
- Compartimento ventilado para smartphone com porta USB-C
- Novo sistema de áudio, com opção Audio Pro
- Painel TFT de 10,25” com navegação integrada e conectividade total
Tecnologia de ponta e assistências ao piloto
A BMW recheou a nova RT com eletrônica de última geração. Além dos três modos de pilotagem de série (Rain, Road e Eco), é possível adicionar os modos Dynamic e Dynamic Pro com o pacote opcional Riding Modes Pro.
O destaque vai para o sistema ASA (Automated Shift Assistant), que permite pilotar sem usar a embreagem, com mudanças automáticas ou manuais via pedal. O câmbio segue com 6 marchas.
Já o pacote Riding Assistant adiciona:
- Cruise control adaptativo (ACC)
- Alerta de colisão frontal e traseira
- Alerta de mudança de faixa e ponto cego
Por fim, a iluminação é full-LED de série, com opção de farol adaptativo Headlight Pro, que ajusta o facho conforme a inclinação da moto e a velocidade.
Versões e chances para o Brasil
A nova R 1300 RT chega com quatro versões distintas:
- Alpine White: visual clássico com escapamento em aço escovado
- Triple Black: acabamento escurecido e guidão forjado
- Impulse (Racing Blue): com escapamento escurecido, tanque de alumínio escovado e defletores ajustáveis
- Option 719 Camargue: pintura especial com detalhes exclusivos e rodas personalizadas
Segundo a BMW do Brasil, a chance de a R 1300 RT vir ao país é alta. A marca aposta no crescimento do segmento de touring por aqui e pode incluir o modelo entre os lançamentos nacionais previstos para 2026.
Com isso, a nova R 1300 RT surge como uma das motos mais completas da categoria, combinando alta tecnologia, conforto superior e performance robusta.