Aprilia Tuono 457 é compacta, potente e chega para elevar o nível entre as nakeds de entrada

Aprilia Tuono 457 acaba de desembarcar no mercado. A novidade é voltada a uma nova geração de motociclistas, principalmente os que buscam esportividade com um visual rebelde e diferente das tradicionais carenadas. Apesar de manter o DNA da linha Tuono, essa versão aposta em um estilo mais simples e direto – é a primeira da família sem a carenagem integrada ao quadro.

Aprilia Tuono 457 é compacta, potente e chega para elevar o nível entre as nakeds de entrada

Novo visual

Logo de cara, o que chama atenção é o visual. A Aprilia Tuono 457 não tenta copiar modelos maiores. Ela tem um estilo próprio. A carenagem frontal foi deixada de lado. Em vez disso, um painel iluminado e um conjunto de luzes em LED marcam a presença, destacando o conceito naked da moto.

O tanque esculpido, as laterais bem definidas e a traseira elevada são detalhes que reforçam o espírito esportivo. O escapamento foi posicionado sob o motor. Isso deixou o visual mais limpo e ainda abriu espaço para as pedaleiras do garupa.

Aprilia Tuono 457 é compacta, potente e chega para elevar o nível entre as nakeds de entrada

Motor e desempenho

A Tuono 457 está equipada com um motor bicilíndrico em linha, de 457 cc, com refrigeração líquida. Ele entrega 47,6 cv a 9.400 rpm e 43,5 Nm a 6.700 rpm. É a potência máxima permitida para habilitação A2 na Europa, o que mostra que a moto é pensada para novos pilotos, mas não abre mão do desempenho.

Mais de 80% do torque já aparece nas 3.000 rpm, o que garante respostas rápidas desde baixas rotações. O conjunto foi feito para ser leve. Com apenas 159 kg a seco, a relação peso/potência é uma das melhores da categoria.

Chassi e suspensão

Outro destaque é o chassi. A Aprilia utilizou uma estrutura de alumínio, coisa rara nesse segmento. O desenho foi otimizado com ajuda de softwares de engenharia e testado em pista. Isso garantiu um quadro leve e firme, que responde bem nas curvas e passa segurança em qualquer tipo de condução.

Na dianteira, a suspensão usa garfo invertido de 41 mm com ajuste de pré-carga e 120 mm de curso. Atrás, um monoamortecedor ligado a um braço oscilante assimétrico, também ajustável, com 130 mm de curso.

Pneus e freios

O sistema de freios é assinado pela ByBre, marca do grupo Brembo. Na frente, disco de 320 mm com pinça de duês pistões. Atrás, disco de 220 mm. O ABS é de dois canais, com opção de desativação na roda traseira quando a moto está parada.

As rodas de 17 polegadas vêm calçadas com pneus 110/70 na dianteira e 150/60 na traseira, medidas bem equilibradas para o tipo de proposta.

Painel e conectividade

O painel TFT colorido de 5 polegadas é moderno e fácil de ler. Os comandos são retroiluminados, o que ajuda bastante em viagens noturnas.

Como acessório, a moto pode ser equipada com o Aprilia Quickshifter (AQS) de dupla direção, que permite trocas de marcha sem usar a embreagem. Outro item opcional é a plataforma Aprilia MIA, que conecta o smartphone à moto via Bluetooth e adiciona funções de navegação, chamadas e mídia.

Além disso, a Aprilia Tuono 457 chega com duas opções de cor, vermelho(Piranha Red) com detalhes tradicionais da marca e cinza e branco(Puma Gray) com tom mais discreto.

Modos de condução

A Aprilia não economizou nos controles eletrônicos. A Tuono 457 traz o sistema Ride-by-Wire, que permite escolher entre três modos de pilotagem:

  • Eco: entrega de potência mais suave, com nível 2 de controle de tração.
  • Sport: respostas mais rápidas, controle de tração no nível 1.
  • Rain: para piso molhado, com entrega mansa e controle de tração no máximo (nível 3).

ATC (Aprilia Traction Control) pode ser ajustado mesmo com a moto em movimento. O ABS, como já citado, pode ser limitado à roda dianteira.

Aprilia Tuono 457 é compacta, potente e chega para elevar o nível entre as nakeds de entrada

Ficha técnica: Aprilia Tuono 457

  • Preço estimado: Entre R$ 38 mil e R$ 42 mil
  • Motor: Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, refrigerado a líquido. Possui dupla árvore de cames à cabeça (DOHC) e 4 válvulas por cilindro.
  • Diâmetro e Curso: 69 x 61.1 mm
  • Capacidade: 457 cc
  • Rácio de compressão: 10.5:1
  • Potência máxima: 47,6 CV (35 kW) a 9.400 rpm
  • Binário máximo: 43,5 Nm a 6.700 rpm
  • Sistema de combustível: Gestão Ride-by-Wire
  • Starter: Elétrico
  • Caixa de velocidades: 6 marchas (Aprilia Quick Shift disponível como acessório)
  • Embraiagem: Servo-assistida multidisco
  • Gestão eletrónica: AEM (mapas de motor), ATC (controlo de tração)
  • Modos de Condução: 3 (Eco, Sport, Rain)
  • Quadro: Alumínio
  • Suspensão frontal: Forquilha USD de 41 mm ajustável em pré-carga
  • Suspensão traseira: Braço oscilante em aço. Monoamortecedor regulável em pré-carga, com 130 mm de deslocamento
  • Travão dianteiro: Disco flutuante de 320 mm com ABS
  • Travão traseiro: Disco de 220 mm com ABS e Bosch de duplo canal
  • Pneus: Radial tubeless. Dianteiro: 110/70 ZR 17. Traseiro: 150/60 ZR 17
  • Peso: 175 kg em ordem de marcha (159 kg a seco)
  • Norma de emissões: Euro 5+
  • Consumo: 4.1 lt/100 km

A nova Aprilia Tuono 457 chega forte no segmento naked como uma moto de entrada com visual diferenciado, motor bem acertado, eletrônica completa e ciclística refinada. Tudo isso num pacote leve e bem pensado para quem está começando, mas já quer algo com pegada de moto grande.

Fotos | Aprilia/Divulgação

Confira também!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Aceitar Política de privacidade!