Honda CB1000 SP 2025: Potência, tecnologia e estilo em uma naked de respeito

A nova Honda CB1000 SP 2025 foi uma das grandes atrações do Malaysia Autoshow 2025. Com visual agressivo, tecnologia embarcada e um motor derivado da lendária Fireblade, o modelo chega ao mercado com a promessa de entregar performance de alto nível sem abrir mão da versatilidade para o uso urbano.

Honda CB1000 SP 2025: Potência, tecnologia e estilo em uma naked de respeito

Design marcante e componentes premium

Logo de cara, a Honda CB1000 SP chama atenção pelo visual. A versão apresentada traz pintura exclusiva Matte Ballistic Black Metallic, combinada com rodas douradas que reforçam a pegada esportiva. O design é robusto, com linhas afiadas e postura agressiva.

Mas não é apenas aparência. A sigla “SP” da Honda indica que estamos diante de uma versão com equipamentos de alto nível. Entre eles, suspensões ajustáveis de marcas consagradas, Showa na dianteira (garfo SFF-BP de 41 mm) e Öhlins TTX36 na traseira, garantindo controle preciso em diversas condições de pilotagem.

Leia também:

Motor com DNA de superbike

O motor da CB1000 SP é um quatro cilindros em linha herdado da CBR1000RR Fireblade. Apesar de ter sido recalibrado para o uso em rua, ele entrega uma performance que impõe respeito, são 155 cavalos a 11.000 rpm e 107 Nm de torque a 9.000 rpm.

Na prática, isso significa retomadas rápidas, acelerações fortes e um som característico que empolga a cada giro. A relação de marchas foi revisada, e o conjunto inclui embreagem assistida e deslizante, além de quickshifter bidirecional de série.

Pacote eletrônico completo

Honda CB1000 SP não impressiona apenas pelo desempenho mecânico. Ela também oferece um conjunto eletrônico avançado que garante mais segurança e personalização na pilotagem.

O piloto pode escolher entre cinco modos de condução: Rain, Standard, Sport e dois modos customizáveis. Cada um permite ajustar o nível de entrega de potência, freio motor e controle de torque (HSTC). Além disso, a moto conta com controle de empinada (Wheelie Control), tudo acessado por meio de uma tela TFT-LCD de 5 polegadas com conectividade via Honda Roadsync.

Ciclística pensada para o desempenho

Para manter toda essa potência sob controle, a estrutura da CB1000 SP foi desenvolvida com foco na rigidez e estabilidade. O chassi é do tipo twin-spar em aço, com balança de alumínio no estilo Pro-Link.

Na parte de frenagem, o destaque fica por conta dos freios Brembo Stylema com pinças de quatro pistões na dianteira, atuando sobre discos flutuantes de 310 mm. Atrás, a responsabilidade fica com uma pinça Nissin e disco de 240 mm. Pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás, ambos em rodas aro 17, garantem boa aderência.

Conforto e ergonomia equilibrados

Apesar do foco esportivo, a Honda CB1000 SP busca manter uma ergonomia que permita seu uso no dia a dia. O assento está posicionado a 809 mm do solo, o que permite boa acessibilidade para a maioria dos pilotos. O tanque tem capacidade para 17 litros, o que oferece autonomia razoável.

Com 212 kg em ordem de marcha, a moto tem peso equilibrado para sua categoria, facilitando manobras em baixa velocidade e entregando firmeza nas curvas.

Preço competitivo para o que oferece

Na Malásia, a CB1000 SP foi lançada com preço sugerido de RM69.999, aproxidamente R$ 92 mil na cotação atual. Considerando o conjunto de itens premium e o motor de alta performance, é um valor que a posiciona de forma bastante competitiva no segmento das nakeds esportivas.

Modelos com especificações semelhantes costumam ter preços significativamente mais altos. Por isso, a expectativa é que ela atraia um público que busca qualidade, tecnologia e desempenho, mas sem gastar uma fortuna.

Honda CB1000 SP 2025: Potência, tecnologia e estilo em uma naked de respeito

Comparativo com da Honda CB1000 SP com a Honda CB1000 Hornet registrada no Brasil

Com a Honda CB1000 Hornet já registrada no Brasil, o comparativo entre ela e a nova CB1000 SP ganha cada vez mais relevância. Ambas são nakeds de alto desempenho, mas seguem propostas um pouco diferentes.

A tabela a seguir mostra um comparativo direto entre os dois modelos:

CaracterísticaHonda CB1000 SPHonda CB1000 Hornet
Potência155 cv a 11.000 rpm150 cv
Torque107 Nm a 9.000 rpm10,2 kgfm
Suspensão dianteiraShowa SFF-BP 41 mm (ajustável)Showa SFF-BP 41 mm (ajustável)
Suspensão traseiraÖhlins TTX36 (ajustável)Monoamortecedor Showa (ajustável)
Freios dianteirosBrembo Stylema, discos flutuantes 310 mmDiscos duplos flutuantes de 310 mm
Freio traseiroNissin, disco 240 mmDisco simples
Modos de condução5 modos (inclui 2 customizáveis)3 modos
PainelTFT-LCD 5″ com Honda RoadsyncPainel digital moderno
Peso212 kgNão divulgado oficialmente
Altura do assento809 mmNão divulgado oficialmente
EstiloNaked premium com pegada esportivaStreetfighter agressiva
Preço estimado (conversão)Aproximadamente R$ 92 milAproximadamente R$ 80 mil

Como se pode ver, a Honda CB1000 SP 2025 entrega um nível superior de acabamento, suspensão e eletrônica. Já a Hornet aposta em um visual impactante e deve agradar quem busca potência e estilo por um custo menor.

Confira também!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. AceitarPolítica de privacidade!