KTM LC8 1290: O Potente Motor Bicilíndrico V2 da Super Duke

A KTM Super Duke 1290 também conhecida como “The Beast”, é uma das motos mais admiradas no mundo das duas rodas. Ela é equipada com impressionante motor KTM LC8 1290. Este motor tem longa história de evolução e inovação. Vamos explorar todos os detalhes sobre este motor. Veremos desde sua origem até suas especificações técnicas mais avançadas.

KTM LC8 1290: O Potente Motor Bicilíndrico V2 da Super Duke

A História do KTM LC8

Nos anos 90 a KTM já era conhecida pelo sucesso do motor LC4 monocilíndrico. A demanda por mais potência levou a empresa a buscar um motor bicilíndrico para suas motos Enduro. Em 1996, a KTM estava em busca de motor mais potente. No entanto enfrentou dificuldades ao tentar adquirir motores de outras fabricantes.

Desenvolvimento do LC8

Em 1998, o engenheiro Klaus Haeg foi contratado pela KTM para desenvolver o bicilíndrico em V de 75o chamado LC8. Hág desenvolveu o motor em apenas um ano usando sua experiência em motores da BMW Rotax. A escolha de um V2 de 75o foi estratégica, pois os motores V2 eram populares na época e ofereciam vantagens em termos de distribuição de peso e compactação.

Primeira Versão: LC8 950

A primeira versão do LC8 tinha 950 cm³, os pistões tinham um diâmetro de 100 mm e um curso de 60 mm. Este motor entregava 102 cavalos a 8000 RPM. O torque era de 98 kg a 6000 RPM. Equipou a Adventure 950, produzida de 2003 a 2006.

Evolução para LC8 990

A Adventure 990, com o motor LC8 modificado para 999 cm3, foi lançada pela KTM em 2006. Os pistões mantiveram a taxa de compressão de 11,5:1 com um diâmetro de 101 mm e um curso de 62,4 mm. Esse modelo tinha 105 cavalos a 8250 RPM e 10 kg de torque a 6500 RPM.

O KTM LC8 1290: Detalhes e Especificações

Em 2013, o motor LC8 recebeu uma das suas versões mais famosas: o LC8 1190. Com pistões de 105 mm de diâmetro e curso de 69 mm, a taxa de compressão subiu para 12,5:1. Este motor atingia 148 cavalos a 9000 RPM na Super Adventure 1190 e 173 cavalos na RC8.

O Poderoso LC8 1290

O LC8 1290 foi introduzido em 2014, com 1301 cm³. Os pistões têm 108 mm de diâmetro e o curso é de 71 mm. A taxa de compressão subiu para 13,2:1, garantindo eficiência na queima da mistura ar-combustível. Este motor entrega 182,5 cavalos a 9500 RPM e 14,2 kg de torque a 8000 RPM na Duke 1290R.

Tecnologias e Inovações

O LC8 1290 possui arrefecimento líquido e lubrificação por cárter seco, com três bombas de óleo para garantir lubrificação em todas as situações. Este motor também conta com quatro válvulas por cilindro e um comando DOHC, além de duas velas por cilindro para uma queima completa da mistura.

Ordem de Ignição e Som Característico

A ordem de ignição do LC8 1290 é uma das características que dão ao motor seu som único. Com os cilindros dispostos em V a 75º e um virabrequim de pino único, o motor tem combustões em tempos desiguais. O cilindro 1 entra em combustão a 0º, seguido pelo cilindro 2 a 435º, e o cilindro 1 novamente a 285º, criando um som embaralhado típico dos motores V2.

Comparações e Potência Específica

O LC8 1290 tem 139,8 cavalos por litro de potência. Com 321 cm3 e 42 cavalos, a Yamaha MT03 tem uma potência específica de 130,8 cavalos por litro. O LC8 1290 também tem o Ram Air, que aumenta a pressão de admissão usando a velocidade da moto para fornecer ainda mais potência.


O KTM LC8 1290 é um excelente exemplo de inovação e engenharia sofisticada. Este motor impressiona com sua eficiência e potência desde que foi desenvolvido e passou por várias modificações até se tornar o motor da Super Duke 1290.

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