Kawasaki apresenta a nova Z1100 2026 com motor 1.099, ajustes de ergonomia e versão SE exclusiva
A Kawasaki confirmou que vai relançar sua naked de alta cilindrada com os modelos Z1100 e Z1100 SE para 2026, ambos com motor 1.099 cm³ e pacote eletrônico moderno. A linha deve estrear na Europa ainda em 2025 e pode desembarcar no Brasil nos próximos anos.

A Kawasaki equipou a nova Z1100 com acelerador eletrônico (Ride-by-Wire). A moto adota uma IMU de seis eixos, que permite funcionamento de ABS em curvas, controle de tração em curvas e modos de pilotagem com base na inclinação.
Outros recursos incluem quickshifter bidirecional, piloto automático e cruise control de série. O painel é uma tela TFT colorida de 5 polegadas, com conectividade via app Rideology.
Leia também: Royal Enfield Guerrilla 450 2026 estreia no Brasil; confira versões e preços

Motor e desempenho
O motor é um quatro cilindros em linha, com 1.099 cm³, derivado do propulsor da Ninja 1100SX. Ele rende cerca de 134 cv (98,5 kW) e entrega torque máximo compatível com o modelo esportivo.
Para adequar-se às normas de emissões, novos pistões, molas de válvula e comandos foram aplicados. A transmissão permanece de seis marchas, com sistema slip/assist.

Chassi, suspensão e ergonomia
A estrutura segue com chassi de alumínio em viga dupla. A suspensão dianteira é da Showa (USD), presente nas duas versões.
Leia também:
A versão SE vem com amortecedor traseiro Öhlins S46, com ajuste remoto da pré-carga, além de freios Brembo com mangueiras aeroquip. A versão padrão usa suspensão Showa SFF-BP e freios Tokico ou equivalentes.
Ergonomia foi ajustada: o guidão ficou 22 mm mais largo e 13 mm mais avançado, o que muda a posição de pilotagem. Versões, peso e cores
Tanto a Z1100 básica quanto a SE compartilham o mesmo peso, apontado em 221 kg em ordem de marcha. As cores previstas são:
- Versão básica: Ebony / Metallic Carbon Gray.
- Versão SE: Metallic Matte Graphenesteel Gray / Metallic Matte Carbon Gray, com detalhes dourados.

Preços estimados e mercado
No Reino Unido, espera-se que a Z1100 chegue em outubro de 2025 ao preço de £ 11.099, enquanto a Z1100 SE custará £ 12.699. Não há confirmação de preço para o Brasil ainda.
Atualmente, a Kawasaki Z1000 2025 já é vendida no Brasil por cerca de R$ 79.290, com a versão R Edition a R$ 85.590. A expectativa é que a Z1100 fique em faixa similar ou um pouco acima, considerando o acréscimo tecnológico.
Itens de série principais
- IMU de seis eixos com ABS e controle de tração em curvas
- Modos de pilotagem (Sport, Road, Rain, Rider)
- Quickshifter bidirecional
- Cruise control eletrônico
- Painel TFT 5″ com conectividade via app
- Chassi de alumínio em viga dupla
Além disso, na versão SE: freios Brembo + mangueiras aeroquip, amortecedor Öhlins S46 com ajuste remoto
A nova Kawasaki Z1100 2026 aposta em motor maior, pacote eletrônico completo e versão SE com componentes de superbike. Não confirmada, se for lançada no Brasil com preço competitivo, tem tudo para se tornar referência entre as naked de alta cilindrada.