Yamaha R7 2026 Adota o Visual da R1 e Estreia IMU de 6 eixos
A Yamaha R7 2026 recebe pacote eletrônico avançado da R1, novo painel TFT e ajustes no chassi e ergonomia
A Yamaha lançou a R7 2026 com mudanças importantes na eletrônica e no visual. O modelo passa a ter IMU de 6 eixos herdada da Yamaha R1, painel TFT de 5 polegadas e sistema Yamaha Ride Control com três modos de pilotagem. O motor CP2 continua o mesmo, mas recebeu acelerador eletrônico pela primeira vez.
A Yamaha revisou a ergonomia do modelo, o tanque foi redesenhado para melhor apoio. O guidão tem nova posição, já o assento fica a 830 mm de altura.
O visual segue a linha da R1 com carenagem mais agressiva. As entradas de ar são maiores, os faróis LED têm novo desenho com assinatura visual da família R.

Eletrônica derivada da R1
A IMU de 6 eixos monitora inclinação, aceleração e rotação da moto. O sistema permite controle de tração, controle de deslizamento, controle de frenagem e controle de elevação da roda dianteira. O Yamaha Ride Control oferece três modos pré-definidos: Sport, Street e Rain.
Os pilotos podem criar dois perfis personalizáveis pelo aplicativo MyRide. A configuração permite ajustar entrega de potência e nível de assistência. O controle de cruzeiro e o limitador de velocidade são novidades. O sistema de sinal de parada de emergência (ESS) ativa as luzes em frenadas bruscas.
Conectividade
O painel TFT colorido tem 5 polegadas, a conectividade acontece via aplicativo MyRide e unidade CCU. O sistema exibe notificações, chamadas e mensagens do smartphone. A navegação Garmin StreetCross pode ser integrada.

No modo Track, o painel mostra cronômetro de vueltas. A aplicação Y-TRAC Rev registra dados de pilotagem como ângulo de inclinação e posição do acelerador. Os comandos no guidão são novos e incluem intermitentes autocanceláveis.
Motor e desempenho
O motor bicilíndrico CP2 tem 689 cm³ com refrigeração líquida e comando duplo. A potência é de 73,4 cv a 8.750 rpm e torque de 6,9 kgfm a 6.500 rpm. O câmbio tem 6 marchas com embreagem multidisco em banho de óleo.
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O virabrequim mantém o ângulo de 270 graus. A R7 2026 recebe o acelerador eletrônico YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle). O sistema permite controle mais preciso da potência em diferentes situações. O Quick Shift System de terceira geração vem de série e permite trocas sem embreagem.

Chassi e suspensões
O quadro diamante foi redesenhado para aumentar rigidez. O peso permanece em 189 kg em ordem de marcha. A suspensão dianteira invertida tem 41 mm com hastes internas de alumínio reduzindo 350 gramas do conjunto.
Na traseira, o sistema tipo link trabalha com curso de 121 mm. O basculante também passou por modificações estruturais. As rodas SpinForged reduzem peso e melhoram a dirigibilidade. Além dos pneus Bridgestone Battlax S23.

Freios e controle
O sistema de freios conta com controle sensível à inclinação graças à IMU. A R7 2026 tem controle de frenagem (BC) e gestão do freno motor (EBM) com dois níveis. Já o regulador de deslizamento traseiro (BSR) atua em reduzidas bruscas.
Os discos dianteiros são duplos de 298 mm com pinças radiais de 4 pistões. Atrás, disco único de 245 mm com pinça de pistão simples.

Cores e versões
A R7 2026 será vendida em três cores: Icon Blue, Midnight Black e edição especial 70º aniversário da Yamaha Racing. A última une vermelho e branco, homenageando a R7 original de 1999.
Os acessórios originais incluem proteções de carenagem, cúpula racing, fundas de assento e componentes em fibra de carbono. A marca lançou uma coleção de roupa Paddock Blue com variantes de competição.
A Yamaha não divulgou preços oficiais para o mercado europeu. O lançamento está previsto para abril de 2026 na Europa. No Brasil, a R7 não é comercializada atualmente. A marca não confirmou planos de importação do novo modelo para o país.
