Por: Henrique Alves
A BMW seguiu seu padrão e lançou a R 1300 GS Adventure 2025. Este novo modelo mantém o design robusto característico da linha GS e inclui um Assistente de Troca Automatizada opcional.
Um dos destaques da R 1300 GS Adventure é o grande tanque de alumínio com capacidade de 7,9 galões (29,9 litros).
Os faróis da moto têm um design em X e oferecem luzes auxiliares integradas. Há também a opção de um farol adaptativo sensível à inclinação.
O para-brisa é mais alto, possui defletores laterais e pode ser ajustável eletricamente. Há espaço para um sistema de radar frontal, que ativa o controle de cruzeiro adaptativo.
O motor Boxer de 1.300 cc da R 1300 GS Adventure oferece 145 hp e um torque de 110 lb-ft. Este motor é mais potente que o da R 1250 GS e utiliza um sistema de refrigeração mista de ar e líquido.
A transmissão de seis marchas está posicionada sob o motor, o que reduz o comprimento e o peso do conjunto. A embreagem é de 10 discos e inclui um mecanismo anti-hopping.
A BMW R 1300 GS Adventure oferece dois modos no Assistente de Troca Automatizada (ASA): manual "M" e automático "D". No modo M, o piloto usa o pedal para trocar as marchas.
O chassi compacto utiliza uma estrutura principal de chapa metálica, enquanto a traseira é feita de tubos de alumínio hexagonais. Isso oferece conforto para longas distâncias, o assento é ajustável .
O guidão ajustável em 10 graus e as opções de pedaleiras para off-road e conforto proporcionam uma pilotagem mais ergonômica.