O Volkswagen Taos 2026 chega ao Brasil com uma mudança pontual, mas significativa com a adoção de um novo câmbio automático de 8 marchas, mantendo o conhecido motor 1.4 TSI flex de 150 cv. Com a transição da produção da Argentina para o México, o modelo se reposiciona para seguir competitivo e alinhado às novas regras de emissão.
Novo câmbio automático de 8 marchas
A principal novidade do Taos 2026 está sob o capô: o novo câmbio automático de 8 velocidades substitui a transmissão de 6 marchas usada até então. A mudança visa melhorar a dirigibilidade e atender às novas normas ambientais sem alterar o conjunto mecânico principal.
- As trocas de marcha ficam mais suaves e ajudam a otimizar o torque em rotações mais baixas.
- A nova transmissão é compartilhada com outros modelos da marca, reduzindo custos de produção e manutenção.
- A potência segue em 150 cv, com torque de 25,5 kgfm, quando abastecido com etanol.
Essa mudança também prepara o modelo para futuros ajustes visuais e técnicos que virão com as unidades mexicanas, esperadas para o fim de 2025.
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Produção muda da Argentina para o México
A Volkswagen vai encerrar a produção do Taos na Argentina em julho de 2025. Com isso, o SUV médio passará a ser importado do México, de onde já é exportado para os Estados Unidos.
Durante essa transição, as concessionárias brasileiras receberão um lote intermediário: o modelo manterá o visual atual, mas já virá com a nova transmissão de 8 marchas. A expectativa é que a versão reestilizada chegue ao Brasil ainda em 2025.
Essa mudança de origem faz parte de uma estratégia maior da marca:
- Reduzir custos logísticos e industriais com produção em polos mais eficientes.
- Agilizar a chegada de atualizações e reestilizações que já estão sendo aplicadas no mercado norte-americano.
- Cumprir exigências ambientais brasileiras com mais facilidade.
Consumo com leve melhora na estrada
Apesar da nova transmissão, o consumo do Taos 2026 segue praticamente o mesmo, com uma melhora sutil no rendimento com gasolina em estrada. Segundo o (Inmetro) o consumo fica na média de:
- 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada (etanol).
- 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (gasolina).
A diferença aparece justamente no consumo rodoviário com gasolina, que subiu 0,2 km/l em relação ao modelo anterior. Isso mostra que a atualização priorizou regulações e conforto, mais do que ganhos expressivos de eficiência.
Versões Comfortline e Highline continuam
O Taos 2026 segue à venda nas versões Comfortline e Highline, mantendo a estrutura comercial adotada desde o lançamento. A Volkswagen não deve expandir ou reduzir a gama por enquanto, apostando em um portfólio mais enxuto e consistente.
Esse posicionamento facilita:
- A gestão de pós-venda, com menos variações mecânicas e visuais.
- As campanhas comerciais, que podem ser mais diretas e eficazes.
- A fidelização do público atual, que valoriza previsibilidade e bom custo-benefício.
Mesmo com poucas novidades visuais imediatas, a marca prepara terreno para a chegada da nova geração do modelo, já flagrada em testes no exterior.
Com a atualização na transmissão e a manutenção da potência e do consumo, o Volkswagen Taos 2026 continua sendo uma opção interessante para quem busca espaço interno, confiabilidade e desempenho equilibrado.
Ele se posiciona entre os modelos de entrada e os SUVs premium da marca, como o novo Tiguan R-Line, previsto para estrear também em 2026. Dessa forma, o Taos mantém sua relevância como SUV médio versátil e competitivo.