A Triumph acaba de confirmar a chegada da Tiger Sport 800 ao Brasil. Esse modelo vai agitar o segmento sport-touring. Ele traz um motor potente, tecnologias modernas e um design para longas viagens. A nova moto chega para preencher a lacuna entre a Tiger 660 e a Tiger 1200. Mas será que ela vale o investimento? Vamos conhecer todos os detalhes para você decidir se essa novidade é o que você procura.
Resumidamente:
- Desempenho e motor: potência de sobra para viagens longas.
- Tecnologia e conforto: painel TFT, conectividade e ergonomia bem pensada.
- Suspensão e segurança: estabilidade garantida para rodar com confiança.
Motorização e Desempenho da Tiger Sport 800
A Tiger Sport 800 vem equipada com um motor de (798 cm³), três cilindros e (115 cv a 10.750 rpm), ela entrega torque de 8,6 kgfm a 8.500 rpm.
- Injeção eletrônica Bosch Multipoint;
- Acelerador eletrônico com três modos de pilotagem (Rain, Road e Sport);
- Câmbio de seis marchas com Triumph Shift Assist para trocas sem embreagem.
Isso significa mais controle, agilidade e uma pilotagem suave, seja em viagens longas ou no dia a dia.
Tecnologia e Conforto
A nova Tiger Sport 800 vem com um pacote tecnológico completo para tornar cada viagem mais confortável e segura.
Painel e Conectividade
O modelo conta com um painel multifuncional composto por LCD + TFT colorido garantindo boa visibilidade mesmo sob sol forte. Além disso, ele oferece conectividade Bluetooth para integração com smartphones. Navegação curva a curva para facilitar a pilotagem e controle de cruzeiro ideal para manter velocidade constante sem esforço.
Ergonomia Pensada no Piloto
O conforto também foi uma prioridade no design da Tiger Sport 800. A moto conta com:
- Assento ajustável para melhor adaptação;
- Manoplas aquecidas, perfeitas para pilotagens em climas frios;
- Para-brisa regulável, que ajuda a reduzir a resistência do vento.
Suspensão e Segurança
A estabilidade em altas velocidades e curvas é essencial em uma sport-touring. A Triumph garantiu que a Tiger Sport 800 ofereça uma pilotagem confiável e confortável.
Na dianteira a moto está equipada com garfos Showa invertidos de 41 mm e ajustáveis. Traseira monoshock Showa RSU, regulagem de pré-carga hidráulica e o curso das suspensões de 150 mm em ambas as rodas. Esse conjunto oferece ótima absorção de impactos garantindo uma condução suave.
Freios e Segurança
O modelo conta com freios de alto desempenho, essenciais para segurança na estrada:
- Dianteiros: Discos duplos de 310 mm com pinças radiais de 4 pistões;
- Traseiro: Disco de 255 mm com pinça de pistão único;
- ABS de canal duplo para maior controle em frenagens bruscas.
Dimensões e Consumo
- Altura do assento: 835 mm;
- Peso úmido: 214 kg;
- Capacidade do tanque: 18,6 litros;
- Consumo médio: Aproximadamente 21 km/l.
Isso significa que além de potente, ela também tem uma boa autonomia para longas viagens.
Ficha Técnica: Triumph Tiger Sport 800 2025
Motor e Transmissão
- Tipo: Refrigerado a líquido, 3 cilindros, 12 válvulas, DOHC
- Capacidade: 798 cc
- Diâmetro x Curso: 78,0 mm x 55,7 mm
- Taxa de Compressão: 13,2:1
- Potência Máxima: (115 cv) a 10.750 rpm
- Torque Máximo: (8,6 kgfm) a 8.500 rpm
- Sistema de Alimentação: Injeção eletrônica sequencial de combustível Bosch Multiponto com acelerador eletrônico
- Modos de Pilotagem: Chuva, Estrada e Esporte
- Escape: Cabeçote 3 em 1 de aço inoxidável com silenciador lateral em aço inoxidável
- Transmissão Final: Corrente X Ring
- Embreagem: Úmida, multiplacas, assistida e deslizante
- Câmbio: Seis marchas com sistema Triumph Shift Assist
Chassi
- Estrutura: Perimetral de aço tubular
- Braço Oscilante: Aço prensado de dupla face
- Roda Dianteira: Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 3,5 pol
- Roda Traseira: Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 5,5 pol
- Pneu Dianteiro: 120/70 R 17
- Pneu Traseiro: 180/55 R 17
- Suspensão Dianteira: (Showa 41 mm), garfos invertidos com ajuste de compressão e retorno, curso de 150 mm
- Suspensão Traseira: (Monoshock Showa RSU) com ajuste de pré-carga hidráulica e amortecimento ajustável, curso de 150 mm
- Freios Dianteiros: Discos flutuantes duplos de Ø310 mm, pinças radiais de 4 pistões, OCABS
- Freios Traseiros: Disco fixo único de Ø255 mm, pinça deslizante de pistão único, OCABS
- Painel de Instrumentos: LCD multifuncional com tela TFT colorida integrada
Dimensões e Pesos
- Comprimento Total: 2.073 mm
- Largura (guidão): 828 mm
- Altura sem espelhos: 1.386 mm / 1.303 mm (posição da tela alta / baixa)
- Altura do Assento: 835 mm
- Distância entre Eixos: 1.422 mm
- Ângulo do Garfo: 23,8°
- Trail: 99 mm
- Peso Úmido: 214 kg
- Capacidade do Tanque: 18,6 litros
- Consumo Médio: 21 km/l
Preço e Lançamento no Brasil
A pré-venda da Triumph Tiger Sport 800 2025 já começou, mas a Triumph ainda não revelou o preço oficial para o Brasil. No Reino Unido ela chega por (10.995 libras esterlinas), cerca de R$ 80 mil na conversão direta.
Aqui, o preço deve ficar abaixo dos R$ 80 mil, possivelmente na faixa dos R$ 70 mil considerando o valor da Tiger 1200.
A nova Tiger Sport 800 chega como uma excelente opção para quem busca uma sport-touring potente e cheia de tecnologia. Se você está procurando uma moto para viagens longas, mas sem abrir mão do conforto e da performance esse modelo pode ser o ideal para você.
Gostaria de ficar por dentro das últimas histórias e novidades do mundo dos carros e das motos?
Então, acompanhe @Revista Cars e compartilhe este artigo com aqueles que você acredita que também vão apreciar!