Triumph Tiger 1200 2025: Tudo sobre desempenho, versões e preço da nova big trail
Uma big trail completa para quem busca aventura, conforto e muita tecnologia
A nova Triumph Tiger 1200 2025 chega para consolidar a marca no segmento premium das big trails. Com motor potente, quatro versões adaptadas a diferentes estilos de pilotagem e inovações tecnológicas, o modelo promete agradar tanto no asfalto quanto na terra.
Potência de sobra e desempenho robusto
A Tiger 1200 é um motor tricilíndrico de 1.160 cm³ com 150 cv de potência a 9.000 rpm e torque de 130 Nm a 7.000 rpm. A entrega de força é linear e eficiente, com foco em conforto e segurança em qualquer tipo de terreno.
Entre os destaques está a transmissão final por eixo cardã, que reduz a necessidade de manutenção frequente, e o câmbio de seis marchas com quickshifter bidirecional, que oferece trocas suaves e precisas. O sistema de embreagem assistida também contribui para uma condução mais leve.
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Suspensão inteligente e estrutura mais leve
Todas as versões da Tiger 1200 receberam um novo quadro de aço tubular com subchassi de alumínio, garantindo menor peso e maior rigidez. O sistema de suspensão semiativa da Showa ajusta-se automaticamente ao terreno e à carga transportada.
- Curso da suspensão dianteira: 200 mm nas versões GT e 220 mm nas Rally
- Rodas: alumínio fundido (GT) e raiadas (Rally)
As diferenças entre as linhas GT e Rally estão justamente na vocação para estrada ou off-road. As Rally vêm com roda dianteira de 21 polegadas, ideal para terrenos acidentados, enquanto as GT priorizam conforto no asfalto com roda de 19 polegadas.
Tecnologia embarcada de alto nível
A Triumph não economizou nos recursos eletrônicos da Tiger 1200. Todas as versões trazem painel TFT colorido de 7”, conectividade Bluetooth com o app My Triumph, controle de trânsito em curvas (cornering ABS e controle de tração), cruise control e modos de pilotagem.
São até seis modos:
- Rain
- Road
- Sport
- Off-Road
- Off-Road Pro
- Rider (personalizável)
Nas versões Explorer, o pacote é ainda mais completo, com radar de ponto cego, assistente de permanência em faixa e monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).
Conforto ajustado ao piloto e autonomia ampliada
A ergonomia também foi prioridade. O banco foi redesenhado, e o guidão e as pedaleiras reposicionados para oferecer condução vertical e confortável. A altura do assento pode ser ajustada de acordo com a versão, GT entre 850 mm e 870 mm e Rally entre 875 mm e 895 mm.
Os recursos de conforto incluem:
- Manoplas e banco aquecidos (nas Explorer)
- Para-brisa ajustável
- Tomada USB
- Protetor de motor
Com tanques de 20 litros (GT/Rally Pro) ou 30 litros (Explorer), a autonomia pode chegar a impressionantes 600 km, com consumo médio entre 16 a 20 km/l.
Freios premium e segurança
A frenagem da Tiger 1200 é garantida por um conjunto de respeito. A dianteira conta com dois discos flutuantes de 320 mm e pinças Brembo Stylema, enquanto a traseira tem disco de 282 mm. O sistema de ABS em curvas garante segurança mesmo em frenagens mais exigentes.
A distribuição de peso foi pensada para melhorar a estabilidade, com centro de massa otimizado, o que favorece a pilotagem em curvas e frenagens.
Versões, preços e concorrência
A linha Triumph Tiger 1200 2025 está disponível no Brasil em quatro versões, cada uma voltada a um estilo de uso:
- GT Pro: R$ 97.990
- GT Explorer: R$ 107.990
- Rally Pro: R$ 102.990
- Rally Explorer: R$ 115.990
O modelo enfrenta concorrentes de peso como BMW R 1250 GS, Ducati Multistrada V4 e KTM 1290 Super Adventure. No entanto, a Triumph aposta no conjunto equilibrado entre performance, tecnologia e conforto para se destacar.