A Guerrilla 450, a nova criação da Royal Enfield, acaba de ser lançada. Essa moto, que foi apresentada em Barcelona no dia 16 de julho de 2024, promete revolucionar o mercado de duas rodas. A Guerrilla 450 apresenta-se como uma forte concorrente para modelos já consolidados devido ao seu design inovador e especificações técnicas impressionantes.
Design e Ergonomia
A Royal Enfield Guerrilla 450 foi desenvolvida com o objetivo de ser uma moto adaptável e confortável. O veículo é mais ágil e estável graças às rodas de 17 polegadas feitas de liga leve. A moto tem um peso de 185 kg por marcha e não é muito pesada para o trânsito urbano ou leve demais para viagens mais longas.
A capacidade de 11 litros do tanque de combustível garante uma boa autonomia para viagens diárias e uso diário. Foi projetado para permitir que pilotos de diferentes estaturas se sentem confortavelmente no assento, que fica a 780 mm do solo.
Motor e Desempenho
O motor Sherpa 450, uma peça de engenharia muito importante, é o núcleo da Guerrilla 450. Este propulsor, que também está presente na Himalayan 450, possui um cilindro de 452 cc com refrigeração líquida. Ele tem 40,02 cv de potência e 4,07 kgfm de torque, o que garante uma condução ágil e responsiva.
A transmissão da Guerrilla 450 é composta por seis marchas. A moto também tem uma embreagem assistida e deslizante. Esta tecnologia aumenta a segurança do piloto ao facilitar as trocas de marcha e evitar o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
Freios e Suspensão
A segurança de uma moto é de extrema importância, e a Guerrilla 450 se destaca nesse aspecto. A moto tem ABS de dois canais, que garante frenagens seguras em várias condições de piso. Um disco de 310 mm está presente na frente e um disco de 270 mm na traseira.
O objetivo ao desenvolver o sistema de suspensão da Guerrilla 450 foi fornecer estabilidade e conforto ao mesmo tempo. Um garfo telescópico com curso de 140 mm e diâmetro de 43 mm está localizado na frente. Um monoamortecedor com curso de 150 mm na traseira complementa o conjunto, permitindo uma pilotagem suave tanto no asfalto quanto em terrenos mais irregulares.
Tecnologia e Equipamentos
Ao criar a Guerrilla 450, a Royal Enfield usou muita tecnologia. A moto tem modos de pilotagem, que permitem que o condutor configure o comportamento da máquina de acordo com suas preferências ou condições de uso.
As luzes da Guerrilla 450 usam LEDs, o que aumenta a visibilidade e reduz o uso de energia. Além disso, a moto tem uma entrada USB do tipo C, que é útil para pilotos que precisam carregar seus dispositivos durante o percurso.
A versão escolhida altera o painel de instrumentos. A versão de entrada possui um painel misto de elementos digitais e analógicos. Os fãs da marca já conhecem o painel redondo com o Tripper, um sistema de navegação opcional.
Com um painel TFT, a Guerrilla 450 se destaca ainda mais nas versões premium. Este display não apenas mostra todas as informações importantes em um gráfico claro, mas também inclui um sistema de navegação nativo desenvolvido em parceria com o Google.
Versões e Preços
A Royal Enfield pensou cuidadosamente nas versões da Guerrilla 450 para atender a uma variedade de clientes. Três opções estão disponíveis para o mercado indiano de origem da marca:
- Analogue: Esta é a versão inicial, com pintura em um tom único. Na Índia, custa 239.000 rúpias – aproximadamente R$ 15,600.
- Dash: uma versão intermediária com painel TFT e pintura em dois tons. Ele custa 249.000 rúpias – aproximadamente R$ 16,200.
- Flash: A versão mais avançada tem um painel TFT e uma pintura exclusiva. Ele custa 254.000 rúpias – aproximadamente R$ 16,600.
É fundamental destacar que estes preços são relativos ao mercado indiano. Ainda não há informações oficiais sobre os preços ou versões disponíveis no Brasil.
Lançamento no Brasil
Os brasileiros esperam muito pela chegada da Royal Enfield Guerrilla 450. Preliminares indicam que a moto deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2025. No entanto, os processos de homologação e a organização da produção local podem alterar este cronograma.
No Brasil, a Dafra em Manaus deve colaborar para construir a Guerrilla 450. A produção local é essencial para reduzir os custos de importação e tornar os preços das motos mais competitivos no mercado brasileiro.
Embora ainda não haja um preço oficial para a Guerrilla 450 no Brasil, as pessoas especulam que ela deve custar cerca de 30.000 reais. Este valor a colocaria em confronto direto com modelos como a Triumph Speed 400, o que fará com que ela revolucione o segmento nacional das motos de média cilindrada.
Uma Nova Era para a Royal Enfield
A Royal Enfield Guerrilla 450 marca um novo período na história da marca indiana. Ela tem tudo para se tornar um sucesso de vendas com sua combinação de estilo clássico, tecnologia moderna e desempenho promissor.
Será interessante observar as reações dos clientes à medida que divulgarem mais informações sobre a moto e ela começar a chegar aos mercados em todo o mundo. Uma coisa é certa: a Royal Enfield fez um progresso audacioso com a Guerrilla 450, e os amantes de motocicletas estão ansiosos para ver o que o futuro reserva.