Novo SUV médio Renault Boreal chega ao Brasil em julho com motor turbo; veja o preço estimado
A Renault está prestes a revelar um dos seus lançamentos mais importantes dos últimos anos, o novo Renault Boreal. O SUV médio será apresentado oficialmente no Brasil no dia 10 de julho, com fabricação nacional prevista para começar ainda em outubro em São José dos Pinhais (PR). A marca francesa quer disputar espaço em um dos segmentos mais aquecidos do mercado, enfrentando modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Produção no Brasil e planos globais
O Renault Boreal será produzido no Paraná e vai atender mais de 70 países — mas não será vendido na Europa. A plataforma usada será a CMF-B, mesma base do compacto Kardian. No entanto, o Boreal será mais encorpado, com cerca de 4,60 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos garante espaço interno superior. Para efeito de comparação, o Kardian tem 4,12 m e 2,60 m.
A planta de São José dos Pinhais já passa por adaptações para receber o novo SUV. Modelos de testes camuflados já circulam pelas ruas e lembram bastante o design do Dacia Bigster, principalmente pela grade frontal ampla e a silhueta mais quadrada.
Motor conhecido, câmbio automatizado
O novo Boreal SUV não contará com o motor 1.0 turboflex presente no Kardian. No lugar, a Renault aposta no já conhecido 1.3 TCe turboflex, o mesmo que equipa o Duster. Ele entrega 163 cv com etanol e torque de 27,5 kgfm logo a 1.600 rpm. O câmbio será o automatizado de dupla embreagem com seis marchas, o mesmo já usado em outros modelos da marca.
Esse motor é fabricado no Brasil pela Horse e já atende às exigências do Proconve L8 sem abrir mão de um conjunto mecânico confiável e bem aceito no mercado.
Opções híbridas também estão confirmadas
Além da versão com motor a combustão, o Renault Boreal também terá versões híbridas. A confirmação veio direto do CEO global da marca, Luca de Meo, durante a apresentação dos resultados financeiros de 2024. A expectativa é que as versões eletrificadas apareçam nas configurações mais caras, com foco em quem busca mais economia de combustível e menor impacto ambiental.
Ainda não se sabe se será um sistema mild hybrid (híbrido leve) ou algo mais avançado, como full hybrid, mas a presença da eletrificação no projeto já é certa.
Dimensões e espaço interno
O porte do Renault Boreal indica que ele terá um bom espaço para passageiros e bagagens. Com quase 4,60 metros de comprimento, ele se encaixa perfeitamente na categoria C-SUV, disputando com modelos médios. Há rumores sobre uma possível versão com sete lugares, mas ainda sem confirmação oficial.
Design com identidade Dacia
As unidades de testes camufladas mostram que o Renault Boreal herda muitos traços do conceito Dacia Bigster, com linhas retas e proporções robustas. A dianteira terá uma grade ampla e faróis em formato horizontal. As rodas grandes e a altura elevada também reforçam o apelo visual de SUV urbano com vocação aventureira.

Quando chega e quanto deve custar?
O lançamento oficial acontece no dia 10 de julho, mas o modelo só começa a chegar às lojas a partir de outubro. Os preços ainda não foram confirmados, mas a expectativa é que parta de algo em torno de R$ 175 mil. A ideia é que o Boreal fique um pouco abaixo dos rivais diretos, oferecendo uma opção mais acessível no segmento.
Fonte/Renault