O Jeep Commander, um nome que já conquistou seu espaço nas garagens brasileiras, está prestes a ficar ainda melhor. Produzido aqui mesmo, na moderna fábrica de Goiana (PE), o SUV de cinco e sete lugares da Jeep se prepara para receber sua primeira grande atualização de meio de ciclo, prevista para chegar ao mercado como Jeep Commander 2026 ainda em meados deste ano.
E as novidades não são poucas, viu? Vão desde um tapa no visual até a chegada de tecnologias mecânicas bem interessantes, incluindo um sistema híbrido leve e a aguardada versão flex para o potente motor Hurricane.

Renovação Visual Chegando para o Jeep Commander 2026
A primeira impressão é a que fica, e a Jeep sabe disso. Por isso, o Jeep Commander 2026 vai ganhar um fôlego extra no design, especialmente na parte da frente. A grade dianteira, aquela clássica de sete fendas da Jeep, ficará um pouco mais estreita e passará a se integrar de forma mais harmoniosa com os faróis – que também devem ter novidades no desenho interno.
O para-choque dianteiro será completamente redesenhado. Uma das mudanças mais notáveis será a adoção de luzes de rodagem diurna (DRL) em formato vertical, conferindo um ar mais moderno e imponente ao SUV. A entrada de ar inferior também receberá um novo desenho, complementando o visual atualizado da dianteira.

Olhando de lado, as mudanças costumam ser mais sutis em reestilizações de meio de ciclo. E com o Jeep Commander 2026 não será diferente. A principal novidade ficará por conta de novos desenhos para as rodas de liga leve, que devem variar conforme a versão escolhida.
Já na traseira, uma mudança interessante promete deixar o Commander com um aspecto mais tecnológico. A peça de acabamento que atualmente liga as duas lanternas (geralmente cromada ou em black piano) será substituída por uma barra funcional em LED, similar ao que vemos em outros SUVs modernos. Isso deve garantir uma assinatura luminosa mais marcante à noite. O para-choque traseiro também passará por mudanças pontuais para se alinhar ao novo estilo.
Por Dentro: O Que Muda no Acabamento?
O interior do Commander já é conhecido pelo bom espaço e pelo acabamento de qualidade. Para o modelo 2026, a Jeep focará em refinar essa experiência. A principal mudança esperada, segundo as informações disponíveis, está nos revestimentos dos bancos. Podemos esperar novas opções de materiais, talvez texturas ou combinações de cores inéditas, buscando manter o ambiente interno atualizado e agradável. Outros detalhes de acabamento ou atualizações em equipamentos podem surgir mais perto do lançamento, mas por enquanto, o foco parece ser nos materiais.
A Grande Novidade: Sistema Híbrido Leve no Jeep Commander 2026
Aqui temos uma das mudanças mais significativas e aguardadas para o Jeep Commander 2026: a introdução de um sistema híbrido leve (MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle) de 48 Volts. Essa tecnologia, que a Stellantis (grupo dono da Jeep) chama de “Bio Hybrid e-DCT”, será associada ao já conhecido motor 1.3 Turbo 270 Flex.
Essa é uma estratégia importante para a marca, visando não só atender às futuras normas de emissões, mas também oferecer um carro mais eficiente em consumo de combustível, sem abrir mão do desempenho que o motor turbo já entrega. É um passo importante na eletrificação do portfólio da Jeep no Brasil, e o Commander será um dos pioneiros a receber essa tecnologia, que também é esperada para o Renegade no futuro próximo.
Como Funciona o Sistema Bio Hybrid e-DCT?
Mas como esse sistema híbrido leve vai funcionar na prática no Jeep Commander 2026? Vamos descomplicar. A tecnologia MHEV de 48 Volts utiliza, basicamente, dois pequenos motores elétricos.
O primeiro motor elétrico é mais simples e tem a função de substituir o alternador e o motor de partida convencionais. Ele ajuda a dar a partida no motor a combustão de forma mais suave e rápida, além de gerar energia para a bateria de 48V.
O segundo motor elétrico é um pouco maior e mais potente; ele fica acoplado diretamente à transmissão. Este motor adicional consegue gerar cerca de 28 cavalos de potência e 5,6 kgfm de torque extras. Sua função principal é auxiliar o motor 1.3 Turbo Flex (que hoje entrega 176 cv e 27,5 kgfm com etanol) em momentos de aceleração, tornando as respostas mais ágeis e, principalmente, ajudando a economizar combustível em diversas situações.
Esse conjunto trabalhará com um novo câmbio automatizado de dupla embreagem chamado E-DCT, que tem sete marchas. É uma caixa projetada para trabalhar com sistemas eletrificados, suportando um torque combinado interessante.

Para alimentar esses motores elétricos, existe uma pequena bateria de íons de lítio de 48 Volts, com capacidade de 0,9 kWh. Ela é compacta e fica instalada sob o banco do motorista, sem roubar espaço do porta-malas ou dos passageiros. Essa bateria é recarregada automaticamente pelos próprios motores elétricos – seja pelo que substitui o alternador ou pelo motor maior, que aproveita a energia das desacelerações e frenagens (regeneração).
Todo o sistema é gerenciado eletronicamente. O carro decide sozinho qual a melhor forma de operar: usando apenas o motor a combustão, usando o motor elétrico para impulsionar o carro em baixíssimas velocidades ou por curtos períodos (como em manobras ou no anda e para do trânsito), ou combinando os dois motores para máximo desempenho ou eficiência.
O sistema Bio-Hybrid e-DCT traz ainda algumas funções extras interessantes:
- Boost Assist: Usa a energia elétrica armazenada na bateria para dar um “empurrãozinho” extra nas acelerações, melhorando o desempenho momentaneamente.
- Coasting (Navegação à Vela): Em velocidades de cruzeiro (na estrada, por exemplo), o sistema pode desacoplar o câmbio ou até desligar o motor a combustão por breves períodos, permitindo que o carro continue em movimento pela inércia, economizando combustível.
O resultado esperado para o Jeep Commander 2026 com essa tecnologia é uma redução notável no consumo, especialmente no ciclo urbano, onde o motor elétrico pode atuar com mais frequência nas partidas e em baixas velocidades. A expectativa é que essa versão seja batizada de Jeep Commander T270 Hybrid.
Motor Hurricane Agora Flex: Mais Potência à Vista?
Outra novidade mecânica muito bem-vinda é a adaptação do motor 2.0 Turbo da família Hurricane para se tornar flex. Atualmente, esse motor equipa as versões topo de linha do Commander (e também do Compass), entregando excelentes 272 cavalos de potência e 40,7 kgfm de torque, mas movido apenas a gasolina.
Com a tecnologia flex, o Jeep Commander 2026 poderá ser abastecido também com etanol. A expectativa é que, com o combustível vegetal, a potência possa até superar os 272 cv originais (números exatos ainda não foram divulgados). Já o torque robusto de 40,7 kgfm deve ser mantido tanto com gasolina quanto com etanol, o que é uma ótima notícia para quem busca força em qualquer situação.
Essa versão Hurricane Flex continuará associada ao eficiente câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração 4×4 Auto da Jeep, garantindo performance e capacidade fora de estrada. Sem dúvida, será a opção para quem busca o máximo desempenho no SUV.

Opção Diesel Continua Firme e Forte
Para quem não abre mão da força e da autonomia do diesel, boas notícias: o Jeep Commander 2026 manterá a oferta do motor 2.2 Turbodiesel. Essa opção continuará sendo oferecida, provavelmente em uma versão específica (atualmente é a Overland Diesel).
Os números devem permanecer os mesmos: 200 cavalos de potência e um torque generoso de 45,9 kgfm – ideal para quem viaja muito ou precisa rebocar algo. Assim como o Hurricane Flex, o motor diesel trabalhará em conjunto com o câmbio automático de nove marchas e o sistema de tração 4×4 Auto, que inclui a função de reduzida acionada eletronicamente (4WD Low), reforçando a capacidade off-road do Commander.
Portanto, o Jeep Commander 2026 promete chegar ao mercado como uma evolução significativa do modelo atual. Com um visual atualizado na medida certa, a incorporação de uma moderna tecnologia híbrida leve para melhorar a eficiência e a aguardada opção flex para o motor mais potente, o SUV fabricado em Pernambuco se prepara para continuar sendo uma referência em seu segmento.
Ele busca atender a um público ainda mais amplo, oferecendo desde a eficiência do novo conjunto T270 Hybrid até a força bruta do Hurricane Flex e a robustez já conhecida do Turbodiesel. Resta agora aguardar o lançamento oficial para conhecer todos os detalhes de versões, equipamentos e, claro, os preços.