A nova Honda CB1000 SP 2025 foi uma das grandes atrações do Malaysia Autoshow 2025. Com visual agressivo, tecnologia embarcada e um motor derivado da lendária Fireblade, o modelo chega ao mercado com a promessa de entregar performance de alto nível sem abrir mão da versatilidade para o uso urbano.
Design marcante e componentes premium
Logo de cara, a Honda CB1000 SP chama atenção pelo visual. A versão apresentada traz pintura exclusiva Matte Ballistic Black Metallic, combinada com rodas douradas que reforçam a pegada esportiva. O design é robusto, com linhas afiadas e postura agressiva.
Mas não é apenas aparência. A sigla “SP” da Honda indica que estamos diante de uma versão com equipamentos de alto nível. Entre eles, suspensões ajustáveis de marcas consagradas, Showa na dianteira (garfo SFF-BP de 41 mm) e Öhlins TTX36 na traseira, garantindo controle preciso em diversas condições de pilotagem.
Leia também:
- Honda CB 300F Twister 2025: Preço, Potência e Estilo em Uma Só Moto
- Honda CB 500 Hornet Retorna ao Brasil em 2025 para Brigar com a MT-03: Veja o que Mudou na Naked
Motor com DNA de superbike
O motor da CB1000 SP é um quatro cilindros em linha herdado da CBR1000RR Fireblade. Apesar de ter sido recalibrado para o uso em rua, ele entrega uma performance que impõe respeito, são 155 cavalos a 11.000 rpm e 107 Nm de torque a 9.000 rpm.
Na prática, isso significa retomadas rápidas, acelerações fortes e um som característico que empolga a cada giro. A relação de marchas foi revisada, e o conjunto inclui embreagem assistida e deslizante, além de quickshifter bidirecional de série.
Pacote eletrônico completo
A Honda CB1000 SP não impressiona apenas pelo desempenho mecânico. Ela também oferece um conjunto eletrônico avançado que garante mais segurança e personalização na pilotagem.
O piloto pode escolher entre cinco modos de condução: Rain, Standard, Sport e dois modos customizáveis. Cada um permite ajustar o nível de entrega de potência, freio motor e controle de torque (HSTC). Além disso, a moto conta com controle de empinada (Wheelie Control), tudo acessado por meio de uma tela TFT-LCD de 5 polegadas com conectividade via Honda Roadsync.
Ciclística pensada para o desempenho
Para manter toda essa potência sob controle, a estrutura da CB1000 SP foi desenvolvida com foco na rigidez e estabilidade. O chassi é do tipo twin-spar em aço, com balança de alumínio no estilo Pro-Link.
Na parte de frenagem, o destaque fica por conta dos freios Brembo Stylema com pinças de quatro pistões na dianteira, atuando sobre discos flutuantes de 310 mm. Atrás, a responsabilidade fica com uma pinça Nissin e disco de 240 mm. Pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás, ambos em rodas aro 17, garantem boa aderência.
Conforto e ergonomia equilibrados
Apesar do foco esportivo, a Honda CB1000 SP busca manter uma ergonomia que permita seu uso no dia a dia. O assento está posicionado a 809 mm do solo, o que permite boa acessibilidade para a maioria dos pilotos. O tanque tem capacidade para 17 litros, o que oferece autonomia razoável.
Com 212 kg em ordem de marcha, a moto tem peso equilibrado para sua categoria, facilitando manobras em baixa velocidade e entregando firmeza nas curvas.
Preço competitivo para o que oferece
Na Malásia, a CB1000 SP foi lançada com preço sugerido de RM69.999, aproxidamente R$ 92 mil na cotação atual. Considerando o conjunto de itens premium e o motor de alta performance, é um valor que a posiciona de forma bastante competitiva no segmento das nakeds esportivas.
Modelos com especificações semelhantes costumam ter preços significativamente mais altos. Por isso, a expectativa é que ela atraia um público que busca qualidade, tecnologia e desempenho, mas sem gastar uma fortuna.
Comparativo com da Honda CB1000 SP com a Honda CB1000 Hornet registrada no Brasil
Com a Honda CB1000 Hornet já registrada no Brasil, o comparativo entre ela e a nova CB1000 SP ganha cada vez mais relevância. Ambas são nakeds de alto desempenho, mas seguem propostas um pouco diferentes.
A tabela a seguir mostra um comparativo direto entre os dois modelos:
Característica | Honda CB1000 SP | Honda CB1000 Hornet |
---|---|---|
Potência | 155 cv a 11.000 rpm | 150 cv |
Torque | 107 Nm a 9.000 rpm | 10,2 kgfm |
Suspensão dianteira | Showa SFF-BP 41 mm (ajustável) | Showa SFF-BP 41 mm (ajustável) |
Suspensão traseira | Öhlins TTX36 (ajustável) | Monoamortecedor Showa (ajustável) |
Freios dianteiros | Brembo Stylema, discos flutuantes 310 mm | Discos duplos flutuantes de 310 mm |
Freio traseiro | Nissin, disco 240 mm | Disco simples |
Modos de condução | 5 modos (inclui 2 customizáveis) | 3 modos |
Painel | TFT-LCD 5″ com Honda Roadsync | Painel digital moderno |
Peso | 212 kg | Não divulgado oficialmente |
Altura do assento | 809 mm | Não divulgado oficialmente |
Estilo | Naked premium com pegada esportiva | Streetfighter agressiva |
Preço estimado (conversão) | Aproximadamente R$ 92 mil | Aproximadamente R$ 80 mil |
Como se pode ver, a Honda CB1000 SP 2025 entrega um nível superior de acabamento, suspensão e eletrônica. Já a Hornet aposta em um visual impactante e deve agradar quem busca potência e estilo por um custo menor.