Ducati Monster 2026 é Lançada com Novo Motor V-twin de 890 cc: Veja Detalhes
A naked esportiva italiana chega à quinta geração mais leve, com chassi de alumínio e pacote eletrônico atualizado; desembarque no Brasil ainda não foi confirmado.
A Ducati apresenta a Monster 2026, quinta geração de uma das suas motos mais conhecidas. O modelo chega totalmente reformulado, com novo motor, peso reduzido e mais tecnologia. A nova geração preserva o design naked que fez da linha um sucesso por mais de três décadas, mas adota uma plataforma técnica completamente nova. Sua estreia na Europa acontece em fevereiro de 2026.

A nova Ducati Monster será vendida em duas versões, a padrão e a Monster+. Ambas possuem a mesma base mecânica e eletrônica. A diferença fica por conta de detalhes de acabamento e de alguns acessórios que são de série na versão “+”, como um pequeno para-brisa e a capa do assento do passageiro.
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Design e ergonomia
O visual da Ducati Monster de 2026 mantém os elementos clássicos da linha. O farol redondo em LED, o tanque de combustível arqueado e a rabeta curta continuam presentes. O tanque foi redesenhado e agora tem entradas de ar frontais que melhoram a refrigeração do motor e também ampliam o ângulo de esterço do guidão.
A posição de pilotagem foi ajustada, o guidão está 7 mm mais alto e 7 mm mais avançado. O assento foi posicionado a 815 mm do solo, mas existe a opção de um kit que reduz a altura para 775 mm com a troca da suspensão e do banco.

Novo motor V-twin
A principal mudança da Ducati Monster 2026 é a nova motorização. O motor da moto é um bicilíndrico em V de 90° com 890 cc, sistema de válvulas de abertura variável (IVT) e refrigeração líquida. Capaz de entregar 111 cv de potência a 9.000 rpm com torque de 9,2 kgf.m a 7.250 rpm.
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Em comparação com o motor anterior Testastretta de 937 cc (disponível no Brasil), a diferença na potência é pequena, já que o antigo rende 112 cv. A grande vantagem do novo propulsor está no peso. A Ducati informa uma redução de 5,9 kg em relação ao Testastretta Evoluzione. O câmbio tem 6 marchas e vem com Ducati Quick Shift (DQS) 2.0 que permite trocas sem usar a embreagem.

Chassi e ciclística
A Monster 2026 abandona o tradicional quadro em treliça. Agora passa a utilizar um chassi monocoque de alumínio inspirado nas superesportivas da marca. Essa mudança ajudou a baixar o peso seco total para 175 kg.
O subchassi traseiro é feito com um polímero técnico reforçado com fibra de vidro, o que também contribui para a leveza. Na dianteira, a suspensão utiliza um garfo invertido Showa de 43 mm. Já os freios são da Brembo com discos duplos de 320 mm na frente e pinças radiais M4.32.

Pacote eletrônico
A Ducati Monster 2026 conta com uma plataforma inercial de 6 eixos (IMU). Esse sistema gerencia todo o pacote eletrônico de segurança. O modelo possui ABS que atua em curvas, controle de tração (DTC) e controle de empinada (DWC). Há também controle de freio motor (EBC) e o já mencionado Quick Shift.
São quatro modos de pilotagem disponíveis: Sport, Road, Urban e Wet. No modo Sport, o motor entrega toda a sua potência com uma resposta mais imediata do acelerador. Já nos modos Urban e Wet, a potência é limitada a 95 cv para maior controle em situações de baixa aderência.
O painel é uma tela de TFT de 5 polegadas. Ele tem dois modos de exibição (Road e Road Pro) e conexão Bluetooth para integração com smartphones, permitindo o uso de sistema multimídia e navegação curva a curva.
As cores disponíveis para a nova linha são o tradicional Vermelho Ducati e o Branco (Iceberg White). Como já dito, a moto chega às lojas na Europa em fevereiro de 2026. Para o mercado brasileiro, ainda não existe uma confirmação oficial da marca sobre a data de lançamento ou preços.
