As caminhonete antigas começaram como veículos práticos. Mas, com o tempo, se tornaram opções divertidas para quem gosta de passear. Elas vão desde modelos simples até os mais luxuosos, deixando marcas nas estradas do Brasil.
No Brasil, as picapes pequenas são muito queridas. Já nos Estados Unidos, as grandes picapes são o que mais vende. A Ford e a Chevrolet/GMC são as líderes nesse mercado.
Essas caminhonetes mudaram muito desde o início. Hoje, são verdadeiros ícones da estrada, influenciando a história do automóvel no Brasil.
A evolução das picapes no Brasil
As picapes no Brasil têm uma história rica. Elas começaram como veículos utilitários para trabalho. Agora, são usadas para lazer e passeio.
Hoje, há muitos modelos de picapes. Vão das picapes compactas às grandes picapes full-size. Isso tornou-as muito populares no Brasil.
Da origem utilitária ao veículo de passeio
As primeiras picapes brasileiras, como a Fiat 147 Pick-up e a Volkswagen Saveiro, foram lançadas na década de 1970 e 1980. Elas tinham foco utilitário. Com o tempo, passaram a ser mais confortáveis para passeio.
Picapes pequenas versus grandes picapes
As picapes no Brasil mudaram em tamanho e capacidade. As picapes pequenas, como a Fiat 147 City e a Volkswagen Saveiro, eram para cargas leves. Já as grandes picapes, como a Ford Pampa e a Chevrolet Chevy 500, tinham mais capacidade e potência.
Essa mudança mostra como as picapes evoluíram para atender às necessidades dos consumidores ao longo do tempo.
Ford Modelo A Pickup (1929)
A Ford Modelo A Pickup foi lançada em 1929. Ela marcou o início da era moderna das picapes antigas ford e dos modelos clássicos de picape americanos. Seu design elegante e capacidade versátil a tornaram um ícone da época.
Foram vendidas 3,822 milhões de unidades nos primeiros quatro anos. Isso significa uma média de 955 mil veículos por ano.
Muitos desses carros ainda são restaurados e mostrados em encontros de modelos clássicos de picape. Nos leilões, a ford modelo a pickup pode custar entre 24.000 e 40.000 Euros. Isso varia de acordo com o modelo, como o Roadster A e os pequenos caminhões AA.
Na Europa, o preço varia de 10.500 a 38.000 Euros. Nos Estados Unidos, o Ford Modelo A Deluxe Roadster de 1930 com assento traseiro custa entre 14.000 e 32.000 dólares.
A cultura Hot Rod é muito popular nos Estados Unidos, Brasil e Austrália. Ela envolve fazer modificações nos motores, suspensão e design dos ford modelo a pickup para melhorar a potência e velocidade.
O modelo original tinha um motor de quatro cilindros, 3.300 cm³, 40 cavalos, tração traseira e caixa manual de três velocidades. Ele podia alcançar 104 km/h e tinha um consumo de 8 a 12 km/l.
O desenvolvimento do ford modelo a pickup custou mais de cem milhões de dólares na época. Foram produzidas 6.800 peças diferentes. Com entre-eixos de 2,62 metros, comprimento de 4,19 metros, peso de 1.027 quilos, rodas raiadas de aço de 21 polegadas e carroceria em aço vanádio, a ford modelo a pickup se destacou na história das picapes antigas ford.
Chevrolet Cameo Carrier (1955)
O Chevrolet Cameo Carrier foi lançado em 1955. É visto como a primeira picape de luxo da história. Seu design moderno e acabamento refinado mudaram o que as caminhonete antigas representavam. Elas passaram a ser mais do que apenas veículos de trabalho, tornando-se opções para passeios.
A primeira picape de luxo
O Cameo Carrier se destacava pelas laterais em fibra de vidro. Essa inovação influenciou o design de muitas picapes modernas. Sua abordagem única mostrou como as picapes evoluíram, atendendo a necessidades úteis e também a desejo por estilo e conforto.
Influências no design de caçambas modernas
O design da caçamba do Chevrolet Cameo Carrier, com suas laterais em fibra de vidro, estabeleceu um novo padrão para as picapes. Essa inovação foi adotada por outros fabricantes. Ela influenciou o design de caçambas de picapes futuras, melhorando tanto a estética quanto a funcionalidade.
O Chevrolet Cameo Carrier foi um marco nas picapes. Ele abriu uma nova era de veículos que uniam a versatilidade das picapes com luxo e elegância. Sua influência no design de caçambas modernas ainda é sentida hoje. Isso mostra a importância desse modelo icônico na evolução das picapes.
Chevrolet El Camino SS 454 (1970)
A Chevrolet El Camino SS 454 foi lançada em 1970. Ela é um exemplo de picape que se tornou um muscle car. Com o motor V8 LS6 de 7,4 litros e 450 cv, essa El Camino SS 454 era incrível. Ela combinava a praticidade de uma picape com o desempenho de um carro esportivo.
Essa combinação única a tornou um ícone da era dos muscle cars americanos. O modelo podia ter motores V8 de 350 cavalos, 375 cavalos, 360 cavalos e até 450 cavalos. A Chevrolet El Camino SS 454 (1970) podia chegar a 217 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos.
Essa picape muscle car era capaz de desempenhos impressionantes. Isso mostra a paixão da Chevrolet por criar veículos únicos. Eles queriam que a picape combinasse a praticidade com o desempenho de um carro de corrida.
Ao longo da produção, a Chevrolet El Camino oferecia diferentes opções de motores. Por exemplo, o V8 327 (5,35 litros) de 250 cavalos e o V8 283 (4,6 litros) de 220 cavalos. A quinta geração (1978-1987) do El Camino tinha um motor V8 350 com quatro carburadores duplos, capaz de fornecer 170 cavalos de potência.
Essas diversas opções de motores permitiam que os clientes personalizassem seu chevrolet el camino ss 454. Eles podiam escolher de acordo com suas preferências de desempenho e estilo de condução.
A Chevrolet El Camino era um verdadeiro picape muscle car. Um veículo que combinava a utilidade de uma picape com o desempenho de um carro esportivo. Sua produção durou de 1959 a 1987, com um breve hiato entre 1960 e 1964.
A quinta geração (1985-1987) do El Camino, apesar de menos potente, mantinha a essência de um veículo versátil e emocionante de dirigir. O legado da chevrolet el camino ss 454 como uma picape muscle car inesquecível continua a inspirar os entusiastas de caminhonete antigas esportivas até hoje.
Mazda REPU (1974)
A Mazda REPU foi lançada em 1974. Ela é a primeira picape esportiva com motor rotativo. Com o motor Wankel de dois rotores, a REPU era compacta e ágil. Seu desempenho era impressionante para a época.
Embora não tenha vendido muito, a REPU é famosa. Ela é vista como uma das picapes mais icônicas e inovadoras de seu tempo.
A primeira picape esportiva com motor rotativo
O motor rotativo da Mazda REPU era uma inovação. Era compacto, leve e muito eficiente. Esse motor fazia a REPU ser uma verdadeira inovação no mercado de picapes inovadoras.
A Mazda REPU não foi um grande sucesso de vendas. Mas é lembrada como uma das picapes mais inovadoras de sua geração. Sua configuração única e o motor rotativo a tornaram uma peça memorável na história das picapes esportivas no Brasil.
Dodge Lil’Red Express (1978)
A Dodge Lil’Red Express foi lançada em 1978. Ela conseguiu ser um muscle car, apesar das regras ambientais da época. Com um motor V8 de 5,9 litros e 225 cv, sem catalisador, era muito rápida.
Suas características, como escapamentos cromados e detalhes em madeira, a tornaram um ícone.
Na época, enfrentou dificuldades devido à crise do petróleo de 1979. Mas, se tornou muito querida pelos fãs da Mopar. Em 1978, foram feitos 2.188 carros. Em 1979, esse número subiu para 5.118, com versões que emitem menos poluentes.
O sucesso da Lil’Red Express se deveu à visão de Robert H. Kline, da Chrysler. Ele previu que picapes seriam comuns em 1976. Além disso, 50% das picapes da Dodge vendidas na década de 70 eram para uso pessoal.
A Dodge Lil’Red Express é um símbolo dos anos 70. Seu estilo e potência a fizeram um ícone entre os fãs da Dodge.
caminhonete antigas: A Ford Pampa (1982)
A Ford Pampa foi lançada em 1982 e é vista por muitos como a picape pequena mais bem-sucedida do Brasil. Ela se destacou por seu design moderno, desempenho e versatilidade. A Pampa conquistou o coração dos brasileiros e até foi exportada para outros países.
Com versões 4×4 e opções de motores a álcool, o sucesso da Pampa foi garantido. Ela se tornou um ícone das caminhonete antigas brasileiras.
A picape pequena mais bem-sucedida do Brasil
A Ford Pampa foi produzida no Brasil entre 1982 e 1997. Ela era única por oferecer tração 4×4. Seu motor CHT de 1.6 litros, quando abastecido com etanol, gerava 75 cv. Com gasolina, o motor produzia 73 cv.
A Pampa podia alcançar velocidades de 140 km/h a 145 km/h, dependendo do combustível.
Até 1997, mais de 380.000 unidades da Ford Pampa foram vendidas. Isso a tornou a picape derivada de automóvel mais vendida em seu segmento. A Pampa Roadstar, lançada em 1985, trazia detalhes exclusivos como frisos laterais e estofamento diferenciado.
Modelos como Del Rey, Belina e Corcel estavam relacionados à Pampa.
Em 1990, a Pampa começou a ser equipada com o motor Volkswagen AP-1800 em algumas versões. Isso incluía as versões L, GL e Ghia, enquanto as 4×4 continuavam com o motor CHT 1.6. No último ano de produção, em 1997, o motor 1.8 litro da Pampa S recebeu injeção eletrônica EEC-IV.
Land Rover Defender 110 Pickup (1982)
A versão picape do Land Rover Defender 110 é incrível para terrenos difíceis. É uma verdadeira “jipe de carga”, com design simples e capacidade enorme. Junto com modelos como a Willys Jeep e a Dodge Power Wagon, é um ícone das caminhonete antigas utilitárias e off-road.
Um jipe de carga para qualquer terreno
Introduzida em 1982, a Land Rover Defender 110 Pickup se destacou pela simplicidade e versatilidade. Sua robustez e capacidade para diferentes terrenos a tornaram popular para uso off-road.
O Defender 110 Pickup tinha tração 4×4 permanente, com roda-livre no eixo dianteiro. Isso dava uma ótima capacidade off-road. Sua construção simples e versatilidade o tornaram um ícone das picapes utilitárias.
Com o tempo, o Land Rover Defender evoluiu, mas manteve sua robustez e capacidade off-road. A versão pickup do Defender 110 mostra como a marca uniu utilidade a um design clássico.
Dodge Dakota Shelby e Conversível (1989)
Em 1989, a Dodge surpreendeu o mercado com duas versões da Dakota. Elas mostraram uma nova abordagem para caminhonete antigas: a Dodge Dakota Shelby e a Dodge Dakota Conversível.
A Dodge Dakota Shelby tinha um motor V8 de 177 cv, preparado por Carroll Shelby. Era uma picape esportiva que valorizava o desempenho e a diversão ao dirigir. Ela podia ir de zero a 100 km/h em oito segundos, graças ao seu V8 de 175 cv e ao peso de 1,644 kg. Além disso, tinha faixas adesivas em degradê monocromático nas laterais, rodas de 15 polegadas de alumínio e pneus Goodyear Eagle GT+4.
A Dodge Dakota Conversível trazia de volta o conceito das picapes abertas. Ela mostrava que esses veículos podiam ser usados para lazer, além de trabalho. Oferecida pela Dodge entre 1989 e 1991, essa versão conversível foi criada com a ajuda da ASC.
Essas duas versões da Dakota representavam uma nova era de picapes esportivas. Elas eram focadas na diversão, além do uso tradicional para carga.
Modelo | Ano | Motor | Potência | Aceleração 0-100 km/h | Peso |
---|---|---|---|---|---|
Dodge Dakota Shelby | 1989 | V8 | 175 cv | 8 segundos | 1,644 kg |
Clássicos brasileiros: Chevrolet 3100 e seus apelidos
A Chevrolet 3100 foi a primeira picape da GM no Brasil, chegando em 1948. Ela ganhou apelidos como “boca de sapo” e “Marta Rocha”, em homenagem à Miss Brasil de 1954. Com o tempo, a 3100 evoluiu, ganhando novos motores e designs. Ela se tornou a Chevrolet C-10, um ícone das caminhonete antigas brasileiras.
A Chevrolet 3100 Marta Rocha foi lançada em 1955, sucedendo a série 3100 Advance Design. Ela competia com a Ford F-100, que era mais parecida com um carro. A Chevrolet queria vender a Task Force no Brasil, com um design inspirado em carros de passeio.
A 3100 Marta Rocha do ABC Paulista vinha com o motor Jobmaster 261, um seis-cilindros de 4,3 litros com 142 cv. As picapes Ford da época tinham apelidos como “Dentuça” ou “Vampirinha”.
A Chevrolet 3100 Marta Rocha foi importante até 1959 no Brasil, com mudanças apenas na grade. Ela ajudou a desenvolver modelos posteriores da GM no Brasil, como a S10, C-10/14, D-20 e Silverado.
A persistência das picapes médias: Chevrolet S10
As caminhonete antigas se tornaram populares no Brasil, mesmo com as grandes picapes full-size desaparecendo. A Chevrolet S10, lançada em 1995, é um exemplo. Ela foi a primeira picape média feita no Brasil.
Com o tempo, a S10 sofreu várias mudanças. Ela sempre se manteve competitiva e ganhou o coração dos consumidores. Hoje, a S10 é uma das picapes médias mais vendidas no país.
A Chevrolet S10 mostra como as picapes médias evoluíram no Brasil. Ela se ajustou às necessidades dos motoristas e continua importante no mercado.