A BMW surpreendeu mais uma vez com o lançamento da nova BMW R 12 S 2025. Um modelo que combina o estilo clássico dos anos 70 com tecnologias modernas. Inspirada na icônica R 90 S, lançada em 1973, a R 12 S chega ao mercado em 2025. Vamos conferir o que há de novo!
Principais destaques da BMW R 12 S:
- Design inspirado na clássica R 90 S, com detalhes nostálgicos como pintura Lava Orange e carenagem arredondada.
- Equipamentos modernos, incluindo controle de trâção, ABS Pro e faróis adaptativos.
Design que conecta passado e presente
A nova R 12 S é uma clara referência à R 90 S, famosa por seu visual inovador nos anos 70. O modelo atual traz elementos como uma mini carenagem com para-brisa escurecido e pintura lava “Laranja Metálica”, remetendo à versão Daytona Orange de 1975. Detalhes como as listras duplas em vermelho e os acabamentos de alumínio escovado reforçam o apelo retrô.
Outros detalhes incluem:
- A utilização de superfícies de alumínio escovadas e envernizadas.
- O logotipo “S” em vermelho nos painéis laterais.
- Instrumentos analógicos duplos com opção para display digital.
Embora mantenha o visual clássico, a R 12 S traz soluções modernas. O painel de instrumentos, por exemplo, combina dois mostradores analógicos com opção de display digital TFT. Além disso, o modelo conta com uma estrutura curta na traseira, completada por um suporte de placa montado no balanço traseiro, ampliando a harmonia entre forma e função.
Apesar do apelo clássico, a moto é repleta de tecnologias modernas. Componentes como o guidão revestido em preto (Option 719) e as rodas de raios de alumínio de 17 polegadas mostram como o design mistura passado e presente de forma harmoniosa.
Motor Boxer e desempenho da BMW R 12 S
O motor boxer da BMW R 12 S é de 1.170cc, refrigerado a ar/leo. Com 109 cv de potência a 7.000 rpm e torque de 85 lb-ft a 6.500 rpm. Ajustado para atender às normas de emissões atuais. Ele oferece 109 cv de potência e 11,7 kgfm de torque, garantindo uma pilotagem ágil e eficiente tanto em estradas quanto na cidade.
Suspensão e freios de alta performance
A estabilidade e o controle são garantidos por uma suspensão dianteira ajustável de 45mm e um sistema traseiro com braço oscilante de alumínio. O sistema de freios é igualmente impressionante:
- Discos flutuantes de 310mm com pinças radiais Brembo na dianteira.
- Um disco traseiro de 265mm com pinças de dois pistões.
- BMW ABS Pro, para maior segurança em curvas.
Conforto e Recursos
Recursos como aquecimento de manoplas, controle de velocidade de cruzeiro e assistente de troca de marchas Pro tornam a experiência ainda mais confortável para longas viagens. Já o sistema Hill Start Control facilita partidas em terrenos inclinados, mostrando como a R 12 S mescla estilo clássico e tecnologia moderna.
- Controle de Tração para maior estabilidade.
- Assistente de Troca de Marchas Pro para transições mais suaves.
- Hill Start Control, ideal para partidas em inclinações.
- Farol adaptativo em curvas, garantindo visibilidade ideal.
Personalização e Acessórios Disponíveis na BMW R 12 S 2025
A BMW R 12 S 2025 oferece uma variedade de itens opcionais. Além de equipamentos de fábrica como sistema de monitoramento de pressão dos pneus (RDC) e chamada de emergência inteligente, também há uma linha de acessórios, incluindo escapamentos de titânio e bolsas laterais.
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Com um preço inicial de US$ 21.590, a BMW R 12 S chega posicionada acima da R nineT. O lançamento oficial está previsto para o início de 2025, marcando uma nova fase para a linha Heritage da BMW.
Ficha Técnica – BMW R 12 S 2025 | |
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PREÇO | A partir de US$ 21.590 |
MOTOR | DOHC, boxer de 2 cilindros, ar/óleo; 4 válvulas por cilindro |
CILINDRADA | 1.170 cc |
DIÂMETRO x CURSO | 101,0 x 73,0 mm |
TAXA DE COMPRESSÃO | 12.0:1 |
POTÊNCIA | 109 cv a 7.000 rpm |
TORQUE | 11,7 kgfm a 6.500 rpm |
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica com corpos de 50 mm e acelerador eletrônico |
EMBREAGEM | Disco único seco, acionamento hidráulico |
CÂMBIO | 6 marchas com acionamento hidráulico e eixo cardã |
CHASSI | Treliça de aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo invertido de 45 mm, ajustável em compressão, retorno e pré-carga; curso de 120 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monobraço de alumínio com Paralever, amortecedor único ajustável; curso de 120 mm |
FREIO DIANTEIRO | Pinças radiais de 4 pistões, discos flutuantes de 310 mm com ABS Pro |
FREIO TRASEIRO | Pinça flutuante de 2 pistões, disco de 265 mm com ABS Pro |
RODAS | Raiadas de alumínio 17 x 3,50 pol na frente e 17 x 5,50 pol. na traseira |
PNEUS | Dianteiro 120/70ZR-17 e Traseiro 180/55ZR-17 |
RAKE/TRAIL | 27,7° / 109 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.511 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
PESO | 220 kg |
TANQUE | 16 litros |
CORES | Laranja Metálica |