Aposta ousada: Peugeot 208 híbrido surpreende com motor do Pulse e estreia já tem mês definido
O aguardado Peugeot 208 híbrido está prestes a chegar ao mercado brasileiro. Com visual esportivo e tecnologia MHEV, o hatch promete aliar economia de combustível a uma condução mais suave, utilizando o mesmo motor 1.0 turbo de modelos da Fiat. A expectativa é que ele seja lançado entre julho e agosto de 2025.
Visual conhecido, motor novo
O novo 208 híbrido segue o estilo marcante da versão GT, mas o grande diferencial está sob o capô. O modelo adota o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com injeção direta e até 130 cv de potência, o mesmo já utilizado no Fiat Pulse e no Fastback. O torque chega a 20,4 kgfm, acoplado a um câmbio CVT com sete marchas simuladas.
Esse conjunto mecânico é complementado por um sistema híbrido leve (MHEV) de 12V, que contribui principalmente em partidas, retomadas e na atuação do sistema start-stop. Apesar de não oferecer propulsão 100% elétrica, o MHEV ajuda a reduzir o consumo e as emissões, especialmente no trânsito urbano.

Sistema MHEV
O sistema híbrido leve do 208 utiliza um motor-gerador (BSG), que atua de forma auxiliar ao motor a combustão. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 12V com 11 Ah, instalada sob o banco do motorista, junto a uma bateria convencional de 68 Ah.
Com isso, o conjunto consegue:
- Reduzir o consumo de combustível em percursos urbanos;
- Otimizar o funcionamento do motor térmico em partidas e paradas;
- Contribuir para menores níveis de emissão;
- Operar de forma discreta, sem alterar a experiência de condução.
A tecnologia já é usada em modelos da Fiat, mas a Peugeot optou por ajustes adicionais no 208 para melhorar a eficiência e garantir maior refinamento no comportamento dinâmico.
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Interior digital
Por dentro, o Peugeot 208 híbrido T200 herda o acabamento da versão GT, incluindo o i-Cockpit com painel digital 3D de 10 polegadas. A principal novidade está nas novas funções do painel, que passa a exibir:
- Fluxo de energia entre motor, gerador e bateria;
- Status do sistema híbrido e do start-stop;
- Indicador de carga da bateria auxiliar;
- Autonomia e consumo em tempo real.
O nome “Peugeot Hybrid” também aparecerá no centro do painel, sem comprometer a ergonomia do condutor. A proposta é deixar a interface mais intuitiva que nos modelos da Fiat.

Preço estratégico
A versão híbrida do Peugeot 208 será direcionada às configurações intermediárias e topo de linha, como Allure e GT. A ideia da Stellantis é ampliar o acesso à eletrificação com um custo-benefício atraente.
Apesar de ainda não ter preço oficial divulgado, a estimativa é que o 208 híbrido custe cerca de R$ 2 mil a mais do que as versões equivalentes com motor exclusivamente a combustão. Isso posiciona o modelo como uma opção de entrada no mundo dos híbridos, sem abrir mão de estilo ou desempenho.

Por que a Peugeot apostou nesse caminho?
A estratégia da Stellantis com o 208 T200 Hybrid segue uma tendência clara no Brasil: aumentar a oferta de modelos eletrificados, mas sem os altos custos dos veículos 100% elétricos. O sistema MHEV surge como uma solução intermediária, eficiente e acessível para os consumidores urbanos.
Além disso, com a plataforma já testada em modelos como Pulse e Fastback, a fabricante reduziu custos de desenvolvimento e acelerou a produção. O ajuste fino do sistema para o 208 ainda busca evitar os problemas iniciais enfrentados por seus “irmãos” de grupo.
Quando chega ao mercado?
Inicialmente previsto para maio de 2025, o lançamento foi adiado para o segundo semestre, entre julho e agosto. Os testes continuam em ritmo acelerado em cidades como Belo Horizonte, onde unidades já foram flagradas sem camuflagem, exibindo o emblema “Hybrid Turbo 200“.
O lançamento do Peugeot 208 híbrido marca o início de uma nova fase da marca no Brasil, mirando um consumidor que busca eficiência, tecnologia e design europeu em um pacote acessível. Uma estreia que promete movimentar o segmento dos hatches compactos eletrificados.