Honda CB 650R E-Clutch 2026: Preço e Novidades da Naked
A chegada da Honda CB 650R E-Clutch 2026 marca um momento importante no mercado brasileiro de motos. Com preço público sugerido de R$ 58.270,00 (base São Paulo, sem frete e seguro), a naked de 4 cilindros combina tradição e inovação.
O modelo desembarca nas concessionárias na segunda quinzena de agosto trazendo a tecnologia E-Clutch como principal atrativo. Mas será que vale a pena investir nessa novidade?
O que é o Sistema E-Clutch e Como Funciona
A principal novidade é a tecnologia E-Clutch – Sistema de Controle Automático de Embreagem – que foi desenvolvido para simplificar as trocas de marcha e elevar a pilotagem. Na prática, você troca as marchas sem precisar puxar a manete da embreagem.
O sistema funciona com dois motores elétricos comandados por uma unidade de controle (MCU), que interpreta dados da ECU como posição do acelerador, rotação do motor, velocidade da roda e carga no pedal de câmbio. Toda essa tecnologia trabalha em conjunto para proporcionar mudanças suaves.
Para quem gosta de personalização, o funcionamento do E-Clutch também inclui três níveis de configuração da força necessária para o acionamento do pedal: Soft, Medium e Hard. É como ter três motos diferentes em uma só.
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Design Neo Sports Café
A CB 650R mantém sua identidade visual agressiva. Fiel ao estilo “Neo Sports Café”, cujo modelo pioneiro foi a CB 1000R, a Honda CB 650R E-Clutch 2026 traz como diferencial um novo farol, defletores, assento para piloto/garupa, rabeta e lanterna traseira redesenhados.
O visual naked continua impressionante; o tanque angular permanece como marca registrada do modelo. As linhas afiadas e o conjunto óptico totalmente em LED reforçam o ar esportivo sem perder a praticidade urbana.
As cores disponíveis são três: cinza fosco, azul perolizado e vermelho perolizado. Cada opção realça diferentes aspectos do design da moto.
Painel TFT de 5 Polegadas
Uma das atualizações mais aguardadas chegou. Entre as principais novidades da linha 2026 estão o novo painel TFT de 5 polegadas, comandos multifuncionais retroiluminados no punho esquerdo. A tela colorida oferece três modos de visualização diferentes.
Vale destacar que o modelo incorpora um novo painel TFT colorido de 5 polegadas, com conectividade para smartphone via Honda RoadSync, permitindo acesso a navegação, chamadas e músicas. Porém, essa função de conectividade não está disponível na versão brasileira.
O painel também indica quando o sistema pode ser desligado manualmente por meio de um botão no guidão, sendo indicado no painel pela letra “M” ao lado do indicador de marcha. Tudo bem intuitivo para o piloto.
Motor 4 Cilindros
Sob o tanque, nenhuma surpresa. O modelo mantém o motor de quatro cilindros em linha, com 649 cm³, potência máxima de (86,7 cv a 12.000 rpm e torque de 5,8 kgf.m a 9.500 rpm). É o mesmo propulsor já consagrado nas versões anteriores.
O conjunto mecânico atende à norma PROMOT 5 de emissões. O câmbio continua com 6 marchas e conta com embreagem assistida e deslizante de série – mesmo com o E-Clutch ativo.
O escapamento 4 em 1 mantém a sonoridade característica dos motores Honda de 4 cilindros. Um ronco que todo motociclista reconhece de longe.
Suspensões e Freios
A parte ciclística da CB 650R foi mantida, com chassi Diamond em aço, suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41 mm e monoshock traseiro ajustável. São componentes de primeira linha que garantem estabilidade e conforto.
O sistema de frenagem impressiona: discos duplos dianteiros de 310 mm e disco traseiro de 240 mm, ambos com ABS de dois canais. As pinças radiais de 4 pistões na dianteira garantem mordida forte e progressiva.
As rodas de alumínio fundido calçam pneus esportivos nas medidas 120/70 ZR17 (dianteiro) e 180/55 ZR17 (traseiro). Borrachas que equilibram aderência e durabilidade.
Praticidade Urbana com o E-Clutch
Chegando numa parada, não é preciso fazer nada. Quando a moto registra 0km/h, aciona a embreagem de novo e a CB 650R E-Clutch não morre. Essa função é especialmente útil no trânsito pesado das grandes cidades.
O piloto pode arrancar, parar e trocar de marchas utilizando apenas o pedal de câmbio. Para quem enfrenta congestionamentos diários, é um alívio para a mão esquerda.
Mas atenção, a alavanca permanece instalada e pode ser utilizada a qualquer momento, com retorno automático ao modo eletrônico após alguns segundos. Ou seja, você não perde o controle manual quando quiser.
Peso, Autonomia e Dimensões
Com peso seco de 195,2 kg e tanque de 15,4 litros, a CB 650R E-Clutch oferece boa autonomia para viagens curtas e médias. O consumo médio fica em torno de 20 km/l em uso misto.
A altura do assento de 810 mm permite que pilotos de diferentes estaturas consigam apoiar os pés no chão com segurança. A posição de pilotagem semi-esportiva equilibra conforto e esportividade.
Garantia e Revisões
A garantia para a CB 650R E-Clutch é de três anos, com assistência 24 horas em países do Mercosul e revisão inicial recomendada após 1.000 km ou seis meses. Um diferencial importante para quem valoriza tranquilidade.
As demais revisões seguem o intervalo de 6.000 km ou seis meses. Os custos de manutenção seguem o padrão Honda previsíveis e justos para a categoria.