Por: Henrique Alves
O Tera 2026 chegou nas lojas no final de maio e já fez sucesso. Em menos de uma hora, foram 12 mil pedidos feitos. O preço inicial era de R$ 99.990, no lote promocional.
São quatro versões: MPI, TSI MT, Comfort TSI AT e High TSI AT. Os valores vão de R$ 99.990 até R$ 142.990 na edição especial.
A versão MPI tem motor 1.0 aspirado com 84 cv. As versões TSI vêm com motor 1.0 turbo de 116 cv. Dependendo da versão, pode ser câmbio manual ou automático.
O TSI manual vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. Já os automáticos Comfort e High fazem esse tempo em 11,7 segundos.
Na cidade, o consumo é de 8,6 km/l com etanol e chega a 12,2 km/l com gasolina. Na estrada, pode fazer até 14,5 km/l.
O porta-malas do Tera tem 350 litros no padrão VDA, e pode chegar a 407 litros no padrão líquido. Isso é mais do que alguns concorrentes, como o Fiat Pulse.
O visual lembra o Tiguan, com faróis e lanternas de LED, teto de duas cores e rodas de liga leve. O desenho é robusto, com colunas largas.
Tem central multimídia VW Play Connect de até 10,1 polegadas, painel digital de 10,25”, carregador por indução e o assistente virtual Otto nas versões High.
Conta com 6 airbags, frenagem autônoma, controle de estabilidade e, como opcional, assistente de faixa e ponto cego.
Está disponível em seis cores, incluindo metálicas como Azul Ártico e Vermelho Hypernova. O teto pode ser pintado com o pacote “Outfit”.
Com preço, tecnologia e design, o Tera disputa espaço com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian. Ele vem agitando o mercado.