A Toyota revelou a nova geração do RAV4 com visual mais ousado, opções híbridas atualizadas e uma aguardada versão esportiva GR-Sport. Previsto para chegar ao mercado australiano no primeiro semestre de 2026, o SUV também deve desembarcar em outros países, incluindo o Brasil, com novidades importantes.
O novo RAV4 recebeu uma repaginada completa na carroceria, adotando linhas mais angulosas, faróis de LED com desenho geométrico e grade dianteira redesenhada que varia conforme a versão. O resultado é um visual mais robusto e futurista, com destaque para a nova versão GR-Sport, que adota uma ampla entrada de ar e acabamento exclusivo.
Leia também:
Na traseira, o modelo ganhou lanternas escurecidas conectadas por uma barra horizontal, novo para-choque e tampa do porta-malas com recortes mais retos. As rodas podem ter 17, 18 ou 20 polegadas, dependendo da versão, e há opções de pintura bitom, como o vermelho Supersonic com teto preto.
Interior focado em tecnologia
A cabine também evoluiu. Todas as versões passam a contar com painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia pode ter 10,5 ou 12,9 polegadas, com o novo sistema Toyota Arene, que permite atualizações remotas e tela inicial personalizável.
O console central está mais espaçoso e funcional, com dois USB-C, suporte para smartphones, comandos físicos para o ar-condicionado e modos de condução. O acabamento varia conforme a versão, sendo que a GR-Sport traz bancos em couro sintético e camurça, costuras vermelhas e pedais de alumínio.
Motorizacões
O RAV4 2026 conta com a quinta geração do sistema híbrido da Toyota, sempre baseado em um motor 2.5 litros a gasolina e opção de tração dianteira ou integral. No mercado australiano, a potência combinada é de 143 kW, valor ajustado conforme padrões locais de emissão.
A principal novidade está na versão plug-in hybrid (PHEV), que estreia na Austrália com motor elétrico dianteiro de 150 kW e uma nova bateria de 22,7 kWh, garantindo até 100 km de autonomia elétrica (WLTP). Pela primeira vez, há uma opção PHEV com tração dianteira (201 kW de potência), além da tradicional AWD (227 kW), que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Carregamento eficiente
O RAV4 plug-in também se destaca pelo carregamento: com suporte a carga DC de 50 kW, é possível recarregar de 10% a 80% em apenas 30 minutos. Já com carregador AC de 11 kW, o tempo total para carga completa é de cerca de 3 horas.
Versão GR-Sport
A nova variante GR-Sport é a mais esportiva da gama. Disponível apenas na versão PHEV AWD, ela traz visual exclusivo com grade tipo colmeia preta, para-choque dianteiro remodelado e rodas de 20 polegadas com design exclusivo. Há ainda logotipos GR espalhados pela carroceria e interior.
Apesar de manter a mesma motorizacão, a GR-Sport se diferencia pela suspensão recalibrada com novos amortecedores, barra traseira mais rígida e bitola 20 mm mais larga, oferecendo uma condução mais firme e responsiva.
Mais segurança e recursos
A Toyota também ampliou os recursos de assistência à condução. O pacote Toyota Safety Sense 4.0 passa a incluir:
- Alerta de tráfego cruzado frontal
- Câmera 360º com visão 3D
- Mudança autônoma de faixa com controle de cruzeiro adaptativo
Outro destaque é o sistema de estacionamento remoto, que permite controlar o carro via smartphone.
Variante Woodland
Nos EUA, o RAV4 também será vendido na nova versão Woodland, voltada ao off-road. Essa variante conta com pneus todo-terreno que elevam a altura em até 13 mm, rack de teto com barras transversais e visual robusto. É ideal para quem busca um SUV mais preparado para trilhas.
Espaço e conforto
Apesar de manter a mesma plataforma TNGA-K, o novo RAV4 recebeu melhorias estruturais que aumentaram o isolamento acústico e a rigidez do chassi. O porta-malas também cresceu e agora acomoda até 749 litros, dependendo da versão. O entre-eixos segue em 2,69 metros.
Quando chega ao Brasil?
Ainda não há data oficial para a chegada do novo RAV4 ao Brasil, mas considerando os lançamentos globais e a estratégia da Toyota para eletrificação, a expectativa é que o modelo desembarque por aqui em 2026, ao menos nas versões híbridas.