A Fiat acaba de iniciar a produção do novo Fiat 500 Hybrid na Itália, agora com motor 1.0 Firefly a gasolina e sistema míld-híbrido (MHEV) de 12V. O objetivo é claro: oferecer uma alternativa mais barata e viável ao elétrico 500e, que tem tido baixa procura.
Híbrido, mas com DNA conhecido
Para tornar o Fiat 500 mais atrativo, a marca optou por usar o motor 1.0 Firefly, já conhecido no Brasil por equipar carros como Mobi, Argo, Cronos e também modelos da Peugeot e Citroën. No novo 500 Hybrid, ele vem acompanhado de um sistema híbrido leve de 12V, semelhante ao usado nos Fiat Pulse e Fastback.
Essa configuração entrega cerca de 70 cv de potência e virá acoplada a um câmbio manual de seis marchas. Não se trata de um híbrido convencional ou plug-in, mas de um sistema que oferece maior eficiência e pequenas economias no consumo.
Leia também: Jeep Avenger será produzido no Brasil a partir de 2026 com motor 1.0 turbo híbrido leve
Visual segue o elétrico, com leves mudanças
O novo Fiat 500 Hybrid é praticamente idêntico ao elétrico 500e. A principal diferença externa está na nova grade frontal aberta, substituindo o visual fechado do elétrico. Também são esperados novos logotipos para identificar a versão híbrida.
Outros detalhes visuais incluem:
- Mesmo local de abastecimento do conector de carga do elétrico;
- Interior com novas combinações de cores e acabamentos;
- Painel digital com interface adaptada para a versão a combustão.
Apesar disso, o 500e seguirá em linha com suas versões de 95 cv e 118 cv, mantendo o apelo 100% elétrico.
Mudança de estratégia da Fiat
O 500 Hybrid marca uma virada curiosa na estratégia da Fiat. A atual geração do hatch foi pensada exclusivamente como elétrico, mas a baixa demanda pelo 500e e o fim da produção do antigo 500 a combustão motivaram a criação da nova versão.
Com isso, a Fiat aproveita a estrutura moderna do elétrico para introduzir um motor a combustão mais eficiente, ao invés de manter uma plataforma antiga. A expectativa é que sejam produzidas 100.000 unidades por ano na fábrica de Mirafiori (Turim).
Rumores indicam que o modelo pode ser batizado de Fiat 500 Torino, em referência à cidade italiana.
Chegada ao Brasil ainda é incerta
Por enquanto, o novo Fiat 500 Hybrid tem lançamento confirmado apenas na Europa, sem previsão de chegada ao Brasil. Atualmente, o hatch é vendido no país apenas na versão elétrica 500e Icon, com 118 cv e preço de R$ 214.990.
Como as unidades nacionais são do lote 2022/2023, tudo indica que a Fiat pode não continuar trazendo o 500e para o Brasil. O híbrido surge como uma opção viável para um possível retorno futuro do modelo ao mercado nacional.