Jeep Avenger 2027: Irmão Menor do Renegade com Plataforma Peugeot Chega ao Brasil
A Jeep confirmou a produção do Avenger no Brasil a partir de maio de 2026. O modelo será fabricado na planta de Porto Real (RJ), e não em Goiana (PE) como os demais carros da marca. O motivo é simples: o Avenger usa a plataforma CMP da Peugeot-Citroën, a mesma base dos C3, Basalt e Aircross. A fábrica fluminense recebeu R$ 3 bilhões em investimentos para atender a produção até 2030.

O Avenger é vendido na Europa desde 2022. Ele usa a plataforma modular CMP, presente em modelos como Peugeot 208, 2008 e nos Citroën da família C-Cubed. Apesar de parecer grandinho, o SUV tem porte de Fiat Pulse, VW Tera e Renault Kardian.
Medidas e dimensões
O menor Jeep da história mede exatamente 4,08 metros de comprimento. A largura alcança 1,78 m e a altura fica em 1,53 m. O entre-eixos de 2,56 m é maior que o do Peugeot 208 e do Citroën C3. Já a capacidade do porta-malas é de 380 litros, ficando na média do segmento. O SUV tem distância mínima ao solo de 20 cm e ângulos de ataque de 20°, saída de 32° e rampa de 20°.

Motores com sistema Híbrido Leve
O Jeep Avenger 2027 terá motor 1.0 Turbo 200 Flex, da família GSE T3 desenvolvida pela Fiat. A potência é de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque fica em 20,4 kgfm a 1.750 rpm nos dois combustíveis. O motor é ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas. Esse mesmo conjunto equipa Citroën C3, Peugeot 2008, Fiat Pulse e Fastback.
Todas as versões do Avenger virão com tecnologia híbrida leve de 12 Volts. O sistema usa um motor elétrico multifuncional que atua como alternador e motor de arranque. Ele rende 4 cv de potência e 1 kgfm de torque extras. A bateria de tração é de íon-lítio e é recarregada pelo próprio motor 1.0 ou pela energia recuperada em frenagens. O sistema já está presente em algumas versões de Fiat Pulse e Fastback.
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Versões e equipamentos
O Avenger 2027 será vendido em quatro versões no Brasil. São elas: Altitude, Longitude, 85th Anniversary e Sahara. Segundo apurações do Autos Segredos, todas terão o motor 1.0 Turbo 200 Flex com sistema híbrido leve e câmbio CVT. O modelo produzido aqui terá algumas diferenças em relação ao europeu. A dianteira receberá ajustes visuais para se adequar ao mercado brasileiro.

Interior e conectividade
O interior do Avenger segue a linha dos modelos europeus da Jeep. A versão manual traz manopla de câmbio no lugar de porta-objetos da versão automática. O painel conta com acabamento e central multimídia de última geração. Os materiais buscam qualidade compatível com o segmento de SUVs compactos.
O Avenger terá pacote completo de conectividade. O modelo conta com sistema Selec-Terrain de série e controle de descida Hill Descent Control. Esses itens compensam a tração dianteira em situações de uso misto. Os sistemas eletrônicos trabalham junto com a boa distância ao solo e os ângulos de entrada e saída.

Preços estimados
O preço do Jeep Avenger 2027 ainda não foi divulgado oficialmente. A estimativa é que ele fique entre R$ 110 mil e R$ 150 mil, na cotação atual. O SUV será posicionado abaixo do Renegade, que hoje tem entrada em torno de R$ 118 mil. Com a chegada do Avenger, é provável que o Renegade perca sua versão mais básica. O modelo concorrerá diretamente com Fiat Pulse, VW Tera, Renault Kardian e Hyundai Creta na faixa mais acessível.